Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Se conecte com os seus clientes a partir do storytelling para vendas

storytelling para vendas

Como contar histórias vai aproximar a sua empresa dos seus clientes e como você pode formular essas narrativas de maneira assertiva? Saiba no post de hoje!

Os seres humanos são acostumados a contar histórias, desde os primórdios da nossa espécie, nossos parentes distantes já utilizavam as pinturas rupestres como forma de eternizar suas experiências.

Nós nos conectamos e aprendemos através de histórias, mas você sabe qual a importância de aplicar o storytelling para vendas? Saiba como contar histórias para o seu cliente vai te aproximar do seu público e fortalecer a sua marca. Boa leitura!

O que é o Storytelling para vendas

O storytelling é um termo utilizado dentro do marketing que significa simplesmente contar histórias. A expressão e o seu significado ganharam força por conta da conexão que uma história gera.

Pense no seu filme favorito, ele conta alguma história e por algum motivo você se conecta com ela. Agora imagine os seus clientes, se você formular e apresentar a eles uma história que case com suas crenças, eles também se conectarão com você.

O storytelling para vendas tem como meta não só o aumento da conversão, a partir da atração gerada, mas também o fortalecimento da marca, que passa a contar com um grau de autenticidade maior nas comunicações que chegam ao cliente.

Exemplo de uso do storytelling para vendas

Vamos imaginar uma situação de email marketing, onde uma marca deseja transmitir o lançamento da sua coleção. A maneira simples de fazer isso seria apenas com uma mensagem: “confira a nossa nova coleção”, seguida de algumas imagens.

Com o storytelling essa mensagem seria transformada em uma história, como:

“Fomos atrás da nossa essência e voltamos com a coleção mais fantástica do ano!

Por 3 dias nossos designs participaram de uma imersão onde se conectam de forma profunda com a natureza, possibilitando o desenvolvimento de peças únicas e que trazem em si o DNA da floresta”

A história poderia se desenvolver a partir disso, onde cada peça teria uma seção contando a história do seu desenvolvimento, assim como o material escolhido e o porquê dessas escolhas.

Qual dos dois exemplos geram mais conexão com os clientes?

Onde utilizar o storytelling

Além do exemplo acima, o storytelling para vendas pode ser aplicado de diversas maneiras dentro da sua marca, confira alguma delas:

  • Peças publicitárias: repare nas propagandas que você assiste na televisão, muitas delas estão voltadas a contar uma história, onde de alguma forma o produto é inserido;
  • Dentro do site: se você possui uma seção no site da empresa dedicada a contar a história da marca, isso já é storytelling, porém, lembre-se que essa história tem que gerar conexão com o cliente. Despertar nele a vontade de comprar porque se identificou com você;
  • Na loja: a sua loja pode contar uma história, seja ela como um todo ou apenas uma seção. Inserir painéis com a história da marca ou dos produtos é uma opção. Esse formato de storytelling é aplicado nas chamadas lojas conceito.
  • Durante o processo de vendas: o vendedor pode utilizar o storytelling para se comunicar com os clientes. Apresentar a história de um case de sucesso pode ser muito útil para quebrar objeções.

Dicas para aplicar o storytelling para vendas

Agora que você já sabe o que é storytelling para vendas, confira dicas para aplicar essa estratégia de maneira a trazer resultados.

Saiba quem é o seu público

Não basta contar histórias, o storytelling deve conversar com o seu público. Para chegar nas histórias perfeitas você deve conhecer muito bem os seus clientes, assim como os seus gostos e preferências, permitindo que eles se vejam nas histórias contadas por você.

Formule uma mensagem principal

O objetivo do storytelling para vendas é levar uma mensagem para o cliente. Toda história deve ser desenvolvida a partir dessa mensagem principal.

Por exemplo, se você deseja mostrar que a sua marca é a número um em vendas do mercado, essa ideia principal pode ser demonstrada a partir de uma história onde vários consumidores se veem cheios de opções, mas sempre escolhem o seu produto.

Nesse caso, você não precisaria nem dizer que a sua empresa é a campeã, a história já deixou isso explícito.

Personalidade: a língua da marca

A partir do conhecimento do seu público e a definição da mensagem que será levada, lembre-se de adequar a sua história à personalidade da sua marca.

Essa etapa faz toda a diferença, ela é uma das responsáveis por deixar alguns storytellings gravados na mente dos consumidores.

Pense em uma propaganda de cerveja, normalmente elas são voltadas para o público jovem, a história se passa em uma praia e a linguagem utilizada não é a formal. Se essa mesma propaganda utilizasse uma linguagem formal, a conexão proposta seria perdida.

Para criar autoridade, e acima de tudo autenticidade, é fundamental que a linguagem aplicada não mude de história para história, somente a sua continuidade permitirá a formulação de uma personalidade para a sua marca.

Desperte emoções

Nós nos conectamos emocionalmente com as histórias. Voltando ao exemplo do seu favorito, a sua conexão com ele acontece porque algo te tocou, te emocionou de alguma forma.

Formule as suas histórias para que ela também transmita emoções. Um grande exemplo dessa dica é a Coca-Cola, suas campanhas, principalmente as de natal, costumam ser voltadas para que o público se sinta emocionado.

Exemplo de storytelling que desperta emoções:

Coca-Cola | O Natal se torna mágico quando estamos juntos.

Continue aprimorando o processo de vendas

A arte de contar histórias nunca morrerá, ela faz parte do nosso dia-a-dia e da nossa identidade como seres humanos. Utilize o recurso do storytelling para vendas ao seu favor e crie conexões genuínas com os seus clientes, permitindo que eles enxerguem sua marca como referência.

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