Conheça 5 vantagens das vendas online no enfrentamento da crise e, assim, evitar a queda do faturamento empresarial, além dos riscos ao negócio.
Crescer em um cenário de estagnação e desaceleração econômica é um desafio e tanto, mas muitas empresas já perceberam que existe um caminho alternativo para ampliar os negócios sem ter que aumentar os custos: a internet.
Se você acompanha o nosso blog, já teve a oportunidade de ver algumas vezes aqui a temática do comércio eletrônico e como as vendas online vêm sendo utilizadas por muitas empresas para driblar os efeitos da crise enquanto lojas físicas estão fechando suas portas devido ao alto investimento e baixo retorno com a redução do consumo.
Com a instabilidade econômica, o número de pessoas economicamente ativas diminuiu muito. Mas no meio da tempestade, é a internet que vem se destacando como uma estratégia alternativa e altamente potencial para superar os desafios e fechar as metas anuais — e as contas corporativas — no positivo.
Assim, confira o conteúdo que preparamos sobre as 5 vantagens da vendas online e como esse modelo de negócio vai te ajudar a superar a crise.
Quais as vantagens das vendas e por que investir no modelo?
As vantagens das vendas online são imensas para grande parte das empresas brasileiras. No entanto, muitos negócios ainda são resistentes no que diz respeito à migração para esse modelo. Portanto, separamos 5 vantagens para te convencer:
1. Menos custo, mais retorno
Ao estabelecer sua presença digital, mesmo com um investimento inicial para fomentar os negócios, os custos relacionados à manutenção de uma loja online são muito inferiores ao de uma loja física, que envolve ainda um time maior e diversos processos burocráticos para oferecer conforto e diferenciais ao seu público.
E se suas vendas aumentam e seu custo diminui, seu retorno é muito mais positivo. Essa é a primeira das vantagens das vendas online.
2. Maior alcance e disponibilidade
Presença de marca e atendimento são alguns dos principais fatores favoráveis à venda no mundo de hoje. Com sua marca no universo digital, as barreiras físicas e geográficas desaparecem e você passa a ser visto por um número muito maior de pessoas.
E tudo isso sem ficar preso ao horário comercial, já que uma plataforma online permite disponibilidade 24 horas para compras.
3. Foco no lead interessado
Aqui não é preciso seguir aquela estratégia que irrita muitos clientes: a abordagem desesperada para concretizar uma venda. Uma das vantagens das vendas online é que você disponibiliza as oportunidades e os leads interessados vêm até você, tornando esse processo de decisão de compra muito mais amigável e natural.
É claro que você também vai precisar ir atrás dos leads. Nesse sentido, anunciar para o público-alvo também ajuda a conquistar vendas, como acontece no modelo tradicional.
4. Identificação de oportunidades
Outra vantagem das vendas online é a possibilidade de identificar oportunidades de venda. Com informações em mãos, retiradas a partir de softwares de coleta e análise de dados, você pode descobrir novos nichos de atuação através do comportamento do seu público.
5. Controle e agilidade
Dados na ponta dos dedos em qualquer momento. Esse é o grande trunfo para a gestão de um negócio que o universo digital agrega. Enquanto nas lojas físicas você precisa de sistemas unificados de controle e, mesmo assim, muitas vezes o processo de integração dos dados de todas as unidades é penoso, nas vendas online você consegue ter esses números sempre atualizados e em tempo real.
Isso facilita bastante a tomada de decisões e até mesmo ações promocionais de última hora, que podem ajudar a dar aquele up nas vendas.
Controle seus leads e aumente suas vendas
Depois de conhecer as 5 vantagens das vendas online, só resta uma missão: vender!
É importante sempre lembrar que cliente bom é o cliente que compra — e não apenas os milhares de acessos e cliques que sua página recebeu. E para aumentar o controle sobre as oportunidades, você precisa manter uma gestão de leads eficiente em sua plataforma, controlando cada passo de uma possível venda desde sua origem, passando por todo processo de atendimento até o ciclo final da venda e, possivelmente, da recompra.
Nesse caso, o Followize é a ferramenta ideal para gerenciar seus leads: um software de gestão de leads que ajuda você a acompanhar de perto cada etapa da vida do seu prospect. Assim, é possível controlar cada nova oportunidade e aumentar as chances de conversão.
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