O mercado de vendas online está vivendo um de seus melhores momentos de crescimento. E se você quer aproveitar essa oportunidade para alavancar os seus negócios, a hora de agir é agora! Confira o resumão da nossa série especial sobre o tema e saiba mais.
Você perdeu a nossa série especial sobre o crescimento das vendas online? Não tem problema!
Hoje vamos te ajudar e trazer um resumão de tudo que rolou em maio e junho para que você possa ficar por dentro de todos os detalhes e começar agora mesmo a impulsionar os resultados do seu negócio.
Os números não mentem
Neste capítulo da nossa série contamos um pouco mais sobre a evolução e crescimento do mercado digital, que na última década foi de 3.000% em 10 anos no país. O Brasil saltou de R$ 540 milhões movimentados em lojas virtuais em 2001 para R$ 18 bilhões em 2011, isso sem somar vendas de viagens e carros adquiridos virtualmente, já que durante esse período o padrão de compra ainda era focado em itens de menor valor.
E em 2015 não foi diferente. Apesar de todo cenário de crise e retração, as vendas online registraram um aumento de 15% ao longo do ano. E as previsões para 2016 são de manter o índice entre 12-15% no país até que a economia se restabeleça e o número volte a crescer com mais velocidade.
Confira o capítulo completo: O crescimento das vendas online – Parte I: Os números não mentem
E por que, afinal, investir nas vendas online é um bom negócio?
Se todos os números apresentados até agora não foram o suficientes para convencer sua empresa sobre a importância das vendas online, então vamos falar do que interessa: economia e aumento do faturamento. Mesmo com os investimentos iniciais que você precisará fazer para ter sua loja ou modelo de vendas online, pense na economia que isso representa em contratação de novos vendedores e representantes ou até mesmo de novas lojas, já que você pode aumentar sua presença geográfica no universo digital sem ter que investir um centavo em ponto de venda.
Se antes os consumidores utilizavam o e-commerce para produtos de valor baixo a médio, a partir do ano passado foram registrados números crescentes de vendas online em itens de alto valor, como automóveis, por exemplo, elevando em 12% o ticket médio das compras. Ou seja, isso significa que a evolução do comércio eletrônico trouxe mais credibilidade e segurança para a tomada de decisão do consumidor. Além disso, ter um comércio eletrônico agrega outras vantagens como mobilidade, que tem tudo a ver com o aumento do uso da internet via smartphones, promoção (quem não gosta de um cupom de desconto e a venda por impulso?), relacionamento (você continua próximo do seu púiblico mesmo após a compra) e fidelização, por que depender de vendas apenas em períodos de sazonalidade pode ser um risco para os negócios.
Confira o capítulo completo: O crescimento das vendas online – Parte II: Por que investir
Invista na gestão de leads e controle os resultados de suas vendas online
Você tem ideia de como controlar os resultados de todas essas ações e saber se elas realmente estão gerando vendas? Ou ainda qual a sua maior origem de vendas e como seu cliente chega até você?
O motor do comércio eletrônico gira rápido e você precisa ser capaz de acompanhar e responder com a mesma velocidade. Para isso, é preciso ter processos de vendas padronizados e automatizados de forma que você possa acompanhar todo o ciclo de vida a partir do momento em que conquista um lead, ou seja, um potencial cliente. Sua capacidade de resposta e acompanhamento será determinante para que você não perca uma oportunidade de venda.
Da origem do lead, passando por sua distribuição entre a equipe comercial até a conversão em cliente, é preciso sempre máxima atenção na gestão de leads e ao quesito agilidade e tempo de resposta (lei do sucesso em vendas: o timing perfeito pode definir se você terá ou não um novo cliente!).
Confira o capítulo completo: O crescimento das vendas online – Parte III: gestão de leads
Tecnologia a favor da gestão de leads
Contar com um sistema para gestão de leads e gestão de vendas (chamado também de CRM) pode te ajudar a fazer tudo isso de forma automatizada e acompanhar em tempo real os resultados do seu negócio. Assim você consegue ver a sua rentabilidade crescendo com todo o mapeamento de como chegou até ali.
Uma ferramenta de gestão como o Followize pode apoiar sua empresa a ganhar mais autonomia para tomar decisões e impulsionar a agilidade do seu time de vendas, aumentando a produtividade e as chances de conversões ao final de cada período.
Quer conhecer melhor isso na prática?