Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

CRM para instituições de ensino: uma aula de eficiência

crm para instituições de ensino

Nós sabemos que você literalmente dá aula quando o assunto é educação, mas o domínio das técnicas de relacionamento entre candidatos ou alunos e a instituição de ensino pode ser um pouco mais trabalhoso. Porém a adoção do CRM em instituições de ensino tem provocado uma verdadeira revolução em busca da excelência, impactando positivamente o trabalho diário de equipes de vendas, processos e a rotina da organização como um todo.

Portanto, fique por dentro e conheça mais sobre a estratégia que gabarita a tarefa de centralizar todas as informações da prospecção à fidelização.

Etapas de aprendizado em um CRM educacional

Questionar é algo intrínseco à área educacional, então não vamos nos surpreender se você estiver se perguntando: será que um CRM para instituições de ensino fará alguma diferença para o meu negócio? Estamos seguros ao afirmar (e comprovar) que sim! 

Em números, trouxemos vantagens do uso de CRM para gestão de leads no setor de educação:

  • 20 a 50% de aumento na taxa de conversão
  • Atendimento 2x mais rápido
  • 81% de melhoria nas vendas

*Resultados obtidos com clientes Followize 

Da educação infantil, às escolas técnicas e ensino superior, independente da complexidade da operação, é possível vender de forma inteligente com um CRM educacional ágil. É frustrante não obter os resultados planejados, mas isso vai mudar a partir de agora e nós mostraremos como. 

Alguns sinais devem ser avaliados para verificar a necessidade de um CRM educacional. São eles:

– Baixa taxa de conversão 

– Uso de planilhas para gestão de leads

– Foco em apenas uma etapa do funil de vendas 

– Falta de controle das campanhas de marketing

– Imprecisão de dados sobre a fonte de origem do lead

Reconheceu alguns destes pontos em sua rotina? Agora vamos revelar como corrigi-los.

Implantação de um CRM para instituições educacionais

Organização é a palavra-chave e a tecnologia atua como facilitadora. Para implantar um CRM educacional de forma eficiente em sua instituição é necessário organizar as tarefas comerciais da equipe. Dê adeus aos processos manuais que roubam a produtividade dos envolvidos nas vendas e tornam negativa a experiência do aluno.

Com o CRM em funcionamento, o time se concentra em entender as necessidades do lead e criar oportunidades para que ele avance pelo funil de vendas, tudo em um único lugar.

O primeiro passo é estabelecer um cronograma de implantação do projeto com responsabilidades bem definidas diante das tarefas operacionais que serão executadas na plataforma. Certifique-se que todos os profissionais envolvidos estejam cientes do seu papel para que o lead não estacione em qualquer estágio do ciclo de vendas por falta de alinhamento comercial.

Antes do início das operações, teste as possibilidades de interação com o lead, as variáveis de comportamento no funil, as objeções e como contorná-las. Envolver toda a equipe amplia as chances de sucesso do projeto e o resultado final que é a conversão.

Se tem algo que um CRM para instituições de ensino traz como benefício é a capacidade de evolução constante nos processos, mas para que isso funcione, todos os dados devem ser registrados no software, inclusive as ligações telefônicas, conversas via WhatsApp, chat no site e outros. Sabe o histórico das notas do aluno? Então, sem isso fica impossível entender se ele evoluiu na jornada de conhecimento.

Estabeleça uma frequência para avaliar os pontos que necessitam de melhoria e façam sentido ao seu negócio.

O acompanhamento das métricas é feito em tempo real em um dashboard muito intuitivo, mas ficar o tempo todo cobrando a equipe não é uma boa solução, aliás, pode desmotivar a todos. Analise para obter insights que agreguem nesta etapa de evolução e aprendizado do uso do CRM, mantendo os canais de comunicação abertos às sugestões.

Com um CRM atuando estrategicamente no setor educacional a equipe de vendas não perderá o timing ao resgatar leads que não concluíram a inscrição ou matrícula, informar aos cadastrados a abertura de novas turmas, relembrar aos inscritos em processos seletivos a data de realização da prova, entre outros.

Relacionamento no setor educacional através do CRM

Sucesso obtido na etapa de captação de alunos, o time comercial passa a um desafio não menos importante: a etapa de fidelização. Ela deve ser trabalhada para construir uma relação transparente e duradoura, afinal, sabemos como é importante valorizar os clientes já conquistados. 

Esteja sempre disponível para garantir uma experiência positiva ao consumidor, no caso, ao aluno. Uma dúvida esclarecida prontamente pode ser decisiva para que ele não reclame nas redes sociais e cause uma má impressão afastando novos alunos.

Também evite manter contato apenas quando é necessário comunicar o aumento no valor da mensalidade, por exemplo. Aliás, o tema é tão relevante que destacamos em um artigo o quanto isso pode revoltar os consumidores.

Veja quais são as boas práticas para não espantar a clientela ao comunicar o aumento de preço.

Já que você atua na área de educação, que tal investir em conteúdos que ensinam algo aos alunos ou pais, no caso da educação infantil? Pois é. Uma newsletter semanal ou mensal, webinars ou podcasts com informações que agreguem conhecimento podem ser alternativas para manter-se próximo e à disposição. Eventos, presenciais ou online, com especialistas em algum tema do momento também fidelizam , além de chamar a atenção e atrair novos alunos. 

Descontos e promoções devem ser comunicados em primeira mão para os alunos fiéis, mas fica difícil visualizar quais são eles em planilhas de Excel. Dê prioridade aos clientes que já confiam em sua instituição de ensino e um CRM faz a gestão dos dados mais relevantes de um jeito bem simples.

Chegou a hora da revisão do conteúdo. Está preparado?

Apesar das matrículas escolares terem uma temporada específica para seu auge, a busca por instituições de ensino qualificadas é permanente, por isso, cada vez mais as escolas se reinventam visando atrair os alunos e manter a continuidade do negócio. Contar com um CRM para a área de educação é um diferencial competitivo de mercado.

A Followize possui cases de sucesso na implantação do CRM para instituições de ensino, por isso, pode apoiar sua escola a captar e reter alunos com maior aderência desde o primeiro momento. Aliás, nosso aprendizado nesta área já rendeu lições valiosas que serão compartilhadas com seu negócio para atingir o objetivo.

Nossa equipe está ao seu lado para entender as necessidades e configurar a ferramenta de gestão de lead com o objetivo de proporcionar alta performance na adoção da plataforma. Nosso objetivo é ensinar, mas também aprender muito.

Pensando nisso, elaboramos um material complementar para entender a situação atual da instituição de ensino em que você atua e buscar soluções.

Não saia chutando qualquer alternativa apenas para entregar o teste, ok?

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