Chegou o momento de curtir e compartilhar este conteúdo com sua equipe comercial, pois vamos falar sobre como as redes sociais estão gerando tráfego para as concessionárias. Mas quais são as redes sociais que trazem melhores oportunidades de vendas para seu negócio? Se você ainda não descobriu, vamos descobrir juntos e abordar as diferenças entre cada uma delas. O objetivo é ampliar a atração de leads, engajar os clientes para criar uma conexão ainda maior e, quem sabe, viralizar.
O poder das redes sociais
As redes sociais não são voltadas exclusivamente ao entretenimento dos usuários através de memes ou dancinhas. Estes canais de comunicação são vistos pelas empresas como uma maneira de aproximação com os fãs, atrair mais clientes e engajar leads. Elas influenciam os hábitos de compra dos consumidores, seja através de anúncios, ação com influencers, feedbacks de clientes e outras estratégias.
Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok, YouTube e WhatsApp são apenas alguns exemplos que podem aumentar o tráfego para concessionárias e em cada uma delas o que viraliza é diferente, por isso é importante entender como elas funcionam e validar se faz sentido ao seu negócio. Desperdiçar tempo e dinheiro onde seu público-alvo não está vai te deixar para trás perante a concorrência.
Antes de começar, planeje estrategicamente em quais redes sociais a empresa irá investir seus esforços e monitore com frequência quais performam melhor, ou seja, trazem mais resultados. Não, você não deve entrar em uma rede social se não puder alimentá-la constantemente. Likes, comentários e compartilhamentos são importantes, mas as vendas são o foco, por isso concentre-se em trazer tráfego qualificado à concessionária.
Outro ponto que merece sua análise antes de ingressar em uma rede social é sobre sua disponibilidade em falar e também saber ouvir. O novo canal aberto será utilizado por seguidores como meio de esclarecer dúvidas, enviar sugestões e reclamações. Não ignore feedbacks negativos ou pedidos de ajuda com problemas, pois isso pode manchar sua imagem.
Achou tudo muito difícil para desenvolver internamente? Uma agência pode terceirizar o trabalho e ajudar nesta tarefa, mas o planejamento é que determina o sucesso de uma empresa em qualquer segmento nas redes sociais. Quanto mais natural, melhor.
Treine o time da concessionária
Um treinamento entre o time de marketing e comercial garante ações mais criativas. Se o objetivo for atrair mais clientes para um test drive, um vendedor pode realizar uma live (como passageiro) pelo Instagram com parte do trajeto e fazer o convite aos seguidores que desejam sentir a mesma emoção.
Caso o objetivo seja a atração de leads para um consórcio, mostrar os contemplados em sorteios anteriores faz toda a diferença, afinal, eles são provas sociais do seu negócio. Tem desconto por tempo limitado no valor do combo de balanceamento + alinhamento? Anuncie em primeira mão em um grupo do WhatsApp para transmitir a sensação de exclusividade aos clientes e depois divulgue em outras redes.
Ideias não faltam, por isso chegou o momento de impulsionar o tráfego para sua concessionária com nossas dicas.
Marque Presença Online
Para estabelecer uma conexão com seu público, o primeiro passo é ser encontrado e visto. Configure corretamente o descritivo nas redes sociais com todas as informações sobre a concessionária. Na imagem do perfil, insira um arquivo de qualidade e que seja facilmente reconhecido diante de tanta concorrência no feed. Horário de funcionamento ou atendimento de acordo com cada serviço prestado devem estar atualizados (inclusive em feriados).
Para engajar seus clientes e fidelizar ou para atrair novos consumidores, as redes sociais são poderosas ferramentas de marketing. Reforce sua presença e faça o convite para ser seguido através da divulgação em newsletters, no site da empresa ou em campanhas pagas nas próprias mídias sociais.
Comece a Engajar
Você estudou em quais redes sociais seu público-alvo está e selecionou as mais relevantes. Criou a conta e configurou as informações. Pronto. E agora? Para seguir com sua estratégia de aumento de tráfego para concessionárias, defina o que é interessante para divulgar aos fãs e considere quais conteúdos mais chamam a atenção. Checklists, curiosidades, #tbt e tudo o que torna sua concessionária diferente das outras deve ser trabalhado para engajar os usuários.
Como cada rede social possui suas características, estudar o que os concorrentes têm feito e quais resultados alcançaram é essencial. Benchmarking não faz mal a ninguém! Através desta avaliação, é possível adaptar os pontos positivos à realidade de sua concessionária.
No conteúdo elaborado, inove nas formas de apresentar o que é exclusivo na empresa. A participação de todos os colaboradores torna o material mais diversificado e atraente ao público, ampliando as chances de engajar. Nós nos identificamos com pessoas, afinal, são elas que nos atendem e proporcionam experiências únicas aos clientes.
Bom, adiantamos que engajamento através das curtidas é importante, mas motivar uma venda é nosso objetivo. Deixar claro nas postagens em redes sociais quais ações o usuário deve ter (call to action) torna sua estratégia de venda de produtos e serviços mais assertiva.
Ao criar uma estratégia de lançamento de um produto, considere que o conteúdo divulgado no Instagram será diferente daquele do LinkedIn, assim como o conteúdo do TikTok não será o mesmo do WhatsApp.
Ao invés de duplicar o material, diferencie o formato (vídeo, texto, imagem estática, carrossel de imagens) para que o usuário não ignore o conteúdo por considerar repetitivo. O ideal é que as informações se complementem em cada rede social, mas também possam ser compreendidas isoladamente.
Aposte no Storytelling
Storytelling significa gerar conexão através de histórias e a estratégia pode ser usada para vender, sabia? Quando compartilhamos cases de sucesso, conquistas dos colaboradores e experiências únicas geradas aos clientes na concessionária estamos incentivando que nosso público interaja.
O objetivo é despertar no seguidor que se identifica com você e com a cultura da empresa a vontade de comprar. Ao mostrar a rotina dos bastidores, fortalecemos esta troca e nos aproximamos. Assim, os usuários da rede social sentem liberdade para expressar suas impressões (positivas e negativas), feedbacks e, quem sabe, comprar.
Ao conhecer bem o público, também é possível direcionar a mensagem a ele. Mesmo que você esteja em uma rede social mais jovem como o TikTok, utilizar uma linguagem cool que não represente a marca apenas para atrair seguidores que não são a sua persona, seria um tiro no pé. Imagine o desafio do time comercial em filtrar os contatos que possuem real interesse em uma compra entre esses seguidores…
Acompanhe as tendências
As hashtags são boas indicadoras das tendências que você deve seguir para aumentar o tráfego em uma concessionária através das redes sociais. Elas são palavras-chave ou termos associados a assuntos em que se deseja indexação em redes sociais. Para isso, basta inserir o símbolo da cerquilha (#) o termo. Aquelas que estão “bombando” no momento ficam nos trending topics e ganham mais destaque, por isso estar atento a elas faz sentido em sua estratégia. Como se torna um hiperlink, o lead pode chegar até você.
Para aproveitá-las e aumentar o alcance, utilize da forma correta. Evite o excesso de hashtags, pois isso prejudica a leitura e muitas palavras juntas – quanto mais curto, melhor. Vincule as hashtags que façam sentido ao seu negócio, no caso, concessionárias, então, podemos apostar em #veículos #carros #motos #caminhões #seminovos #venda #aluguel e as marcas com as quais você trabalha, assim como a localização #sp #sãopaulo #interiordesp #baixadasantista #grandesp.
Mas como lidar com tantas oportunidades vindas de canais diferentes? Além do monitoramento frequente para que cada lead ou cliente seja direcionado, é necessário integrar as informações em um sistema de gestão de leads. Através da solução, o departamento comercial otimiza sua produtividade, encurta o ciclo de vendas e aumenta a receita.
Trabalhe com a captação de leads seguindo os avanços tecnológicos. A Followize tem expertise em gestão de leads do setor automotivo e já acelerou resultados inclusive no período mais crítico da pandemia. Não espere mais e aumente o tráfego para concessionárias fazendo o bom uso das redes sociais a partir de agora.