Os brasileiros adotaram um novo hábito de consumo e nós duvidamos que você não faça parte desta mudança. Com a facilidade das compras pela internet, através de sites ou aplicativos, ir até um estabelecimento somente para pesquisar valores, diferenciais e obter outras informações, deixou de ser algo rotineiro. Com as concessionárias, também foi assim.
Elas se tornaram concessionárias digitais, mas adaptar o atendimento presencial para o online não bastou, por isso as concessionárias de destaque aperfeiçoaram suas abordagens para fechar bons negócios através de canais diversificados.
Quer descobrir como elas fizeram isso e de que forma você pode aplicar os conhecimentos em sua loja? Todos os segredos serão revelados a partir de agora. Confira!
A importância do atendimento digital
Durante a pandemia, empresários viram os showrooms vazios, mas nem por isso as negociações pararam. Em tempos de distanciamento social, foi necessário aplicar todas as técnicas de venda ao ambiente digital, algo que antes não representava a maior parte das vendas. Mesmo quem nunca priorizou as vendas online teve que se adaptar. Foi um caminho sem volta, pois os brasileiros querem cada vez mais esta liberdade na fase de pesquisa para seguir à concessionária somente em vias de fechar negócio.
Mas o que é uma concessionária digital? Uma concessionária digital é aquela que se transformou diante da necessidade e possui tecnologias que facilitam as rotinas de trabalho. Isso inclui investimento em ferramentas digitais, sites de compra otimizados, parcerias com sites do segmento, canais de comunicação abertos e atualizados.
Também não podem abrir mão de softwares que apoiem o crescimento da empresa e forneçam uma experiência de qualidade ao cliente. Além disso, treinamentos para que a abordagem do time comercial utilizada no ambiente digital esteja alinhada ao atendimento presencial.
Enquanto buscam por modelos, fotos, vídeos, explicações sobre funcionalidades, valores, opções de financiamento, consórcio, seguro e muito mais, os leads se deparam com opções variadas. É no atendimento que as concessionárias se diferenciam e neste momento você deve garantir seu espaço diante da concorrência.
3 motivos para ter uma concessionária digital
Este caminho é uma tendência no setor de vendas de automóveis, pois todo investimento é mensurado através da análise dos indicadores em relação ao retorno obtido, mas se você ainda quer descobrir mais motivos, vamos lá!
- Interação e fidelização de clientes
Ao manter sua presença no máximo de canais digitais disponíveis aos leads, sua concessionária será vista com maior frequência, alcance e maiores serão as chances de um contato.
Esteja onde seus clientes estão, como portais do segmento, redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Tik Tok) e aplicativos de troca de mensagens mais utilizados como WhatsApp e Telegram, facilitando este contato. Esperar que o lead tome a iniciativa para efetuar uma ligação te fará perder muitas oportunidades, por isso aproveite cada mensagem para qualificá-lo.
Efetuar uma venda é muito importante, mas manter este cliente fidelizado, é muito melhor. Através do uso de um software de gestão de leads você pode acompanhar todo o histórico do cliente, assim como acionar lembretes para antecipar necessidades, participando ativamente do ciclo de venda.
Um ERP possibilita mais agilidade, precisão e segurança em cada ponto de contato com o consumidor, pois independente da origem, ele terá todas as informações registradas em apenas um local. Assim também será possível visualizar quais canais trazem mais retorno sobre o investimento.
- Mais vendas
Sim, isso é tudo o que o time comercial e a diretoria querem ler, porque com mais tecnologia em sua concessionária é possível automatizar tarefas que antes eram realizadas manualmente.
Por exemplo, quando o lead cai em uma plataforma integrada com o ERP, ele já consta no sistema, ou seja, não é necessário incluir os dados um a um, poupando um valioso tempo. Assim os vendedores se concentram em promover um atendimento de qualidade, os clientes ficam mais satisfeitos e todo mundo sai ganhando.
Followize possui integrações específicas para o setor automotivo, conectando montadoras e portais de montadoras. O melhor: ele é homologado em algumas delas, ou seja, tem integração total e por isso se tornou o CRM automotivo preferido das concessionárias.
- Decisões mais assertivas
A rotina de uma concessionária é repleta de atividades em todos os departamentos e cada decisão impacta nos negócios. Uma concessionária digital traz como vantagem a capacidade de orientar as decisões baseadas em dados. Através do histórico de faturamento, pode-se planejar ou segurar investimentos, evitando surpresas.
No departamento comercial, um ERP fornece uma representação visual de dados da operação comercial em tempo real, apoiando o gestor e o time na verificação do progresso rumo às metas. Por ser dinâmico, o dashboard de vendas fornece dados seguros e transparentes sobre os negócios, no qual é possível verificar quais são os gargalos do funil de vendas e realizar os ajustes necessários.
Como se tornar uma concessionária digital
Considerando a nova jornada de compra do consumidor, a concessionária digital utiliza plataformas online para melhorar o fluxo de trabalho e promover a gestão do negócio através dos insights gerados por dados. Assim como em uma venda presencial, o foco está no cliente.
Criar uma identidade online e investir em marketing é indispensável. Mantenha um site atualizado, um blog com conteúdos que interessem seu público, landing pages (páginas de conversão), campanhas segmentadas e portais do segmento. O uso de chatbots que fornecem um atendimento inicial 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, é recomendado.
Mantenha um showroom virtual para atrair os leads e agregue a possibilidade de fazer a simulação de compra ou financiamento de um veículo com o perfil do cliente. Seja com veículos 0km ou seminovos, são diversas as possibilidades de trazer o lead mais próximo à concessionária no ambiente virtual.
Implementar um software de gestão que suporte um grande volume de informações inseridas é um passo importante para uma concessionária se tornar digital. Followize é inovadora na atração e retenção de clientes para o segmento automotivo.
Esta fase de transição exige a colaboração de todos. Ao iniciar o processo, explique aos funcionários quais são os motivos da mudança e os benefícios obtidos. Com este envolvimento, a resistência à novidade será reduzida e a colaboração será maior para acelerar as vendas.
Followize é sucesso entre concessionárias digitais
Contar com uma solução exclusiva para seu segmento é uma vantagem que você não deve ignorar e já são mais de 1.000 concessionárias gerenciando oportunidades de venda utilizando Followize.
Falando em números, Followize registra o aumento de 83% na padronização de processos, reduz em 25% o tempo de atendimento aos clientes e aumenta em 20% a taxa da conversão. Que tal isso em sua concessionária?
Nossa ferramenta está homologada nas principais montadoras, ou seja, sua concessionária vai receber leads da Kawasaki, BMW, Hyundai e KIA exclusivamente na solução, sem dor de cabeça.
Estamos ampliando cada vez mais as possibilidades de integração com portais para nossos usuários captarem leads de maneira prática e segura em sites e portais como OLX, ICarros, Mercado Livre, Autoline, Comprecar, Usados BR, entre outros. As novidades não param.
Quem já está de olho na Followize, não deve esperar mais: fale agora com nossa equipe para entender como nossa solução se aplica ao seu negócio. Torne-se um case de sucesso!