Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Aprenda a utilizar o dashboard de vendas sem dificuldades

dashboard de vendas

Quando estipulamos uma meta, seja pessoal ou profissional, ela pode parecer distante e, por vezes, inalcançável, mas basta enxergarmos cada etapa necessária para atingir o objetivo para que ela se torne mais próxima da realidade. Quando falamos em metas de vendas, também funciona assim. Um dashboard, com a representação visual de dados da operação comercial em tempo real, apoia o gestor e o time na verificação do progresso rumo às metas. Vamos entender as vantagens do uso do dashboard de vendas e quais benefícios ele pode trazer à empresa

O que é um dashboard de vendas?

O dashboard de vendas é uma ferramenta para monitorar a performance do time comercial através de uma visão 360°. O painel mostra, em tempo real, de forma gráfica e didática os detalhes sobre o progresso das vendas. A capacidade de personalização com métricas que fazem sentido ao seu negócio determina um índice maior ou menor de eficiência.

Ele permite a fácil visualização das informações de métricas de atividades de colaboradores na rotina comercial como chamadas, ligações de prospecção, e-mails, conexões e demonstrações; métricas objetivas que dependem do desempenho do funcionário e do comportamento do cliente e incluem taxa de retenção de clientes, taxa de ganhos e novos clientes adquiridos; assim como métricas de eficiência que avaliam a qualidade e a quantidade do trabalho em comparação ao resultado como duração do ciclo de vendas ou custo da nova receita líquida.

O dashboard de vendas serve como instrumento motivacional que identifica de maneira simples as oportunidades a serem aproveitadas, assim como dos gargalos com a finalidade de corrigi-los. Os números estão caminhando lentamente? É hora de movimentar a equipe de vendas para elaborar estratégias que aceleram os resultados.

Mesmo que você não possa alterar alguns resultados de métricas imediatamente, não deve ignorá-los. Eles são valiosos para identificar áreas com problemas, nas quais você deve avaliar o planejamento estratégico.

Investir em um dashboard é compartilhar informações que não devem ser restritas aos relatórios periódicos, tornando todos os membros da equipe protagonistas de uma mudança e, é claro, da conquista da meta.

Qual a diferença de um dashboard e um relatório?

Primeiramente, esclarecemos que ambos são importantes e possuem similaridades, mas caso surja essa dúvida, você saberá responder qual a diferença entre eles analisando os critérios a seguir.

O relatório de vendas é estático, ou seja, ele pode ser comparado a um recorte do dashboard. Nele, é possível destacar algum período de interesse e obter as informações sobre as áreas e objetivos (sem um objetivo, você terá apenas números sem sentido, ok?).

Já o dashboard de vendas é dinâmico. Em outras palavras, ele é interativo e atualizado com frequência, permitindo um acompanhamento mais próximo da performance do time comercial. Por reunir os dados de maneira clara e visualmente, incentiva a produtividade.

Muitas empresas apostam na divulgação do dashboard de vendas em um televisor no “quartel general” onde os vendedores atuam, caso trabalhem presencialmente. Como o acesso pode ser remoto, também é possível acompanhar tudo à distância. Mas e onde você trabalha, como funciona? Compartilhe conosco nos comentários.

Por que investir em um dashboard de vendas?

O dashboard de vendas concentra os indicadores mais relevantes da área comercial em um único lugar, o que auxilia na tomada de decisão de gestores. Em um mundo cada vez mais orientado a dados, a tecnologia possibilita mais produtividade e um tempo de resposta mais ágil, mas temos outras vantagens do uso de um dashboard de vendas. Confira:

  • Acesso às informações

É só bater o olho e enxergar todos os dados. O dashboard de vendas democratiza o acesso do cenário atual de vendas, proporcionando alinhamento e transparência para vendedores e gestores. 

  • Decisões assertivas

Os números não mentem! Confiar nas informações fornecidas pelo dashboard para decidir o rumo dos negócios é outro benefício de quem já utiliza a ferramenta. 

  • Fim do trabalho manual

Com um dashboard automatizado, os vendedores devem apenas inputar dados atualizados, pois a ferramenta realiza os cálculos de acordo com regras definidas. Assim, sobra mais tempo e energia para vender. 

  • Motivação do time

Acompanhar os dados de toda a equipe proporciona o senso de pertencimento, integração e motivação para conquistar uma meta de vendas.

Para um dashboard de vendas de sucesso, não pule etapas. Defina seu objetivo através da criação do dashboard, pois com uma finalidade bem estabelecida, quais informações devem constar na ferramenta, quais métricas devem ser calculadas e quais aspectos do processo de vendas devem ser avaliados, você é mais assertivo na estratégia. 

Outro ponto de atenção é estabelecer qual seu público-alvo e isso tem uma relação direta com as métricas que você necessita para obter um bom desempenho. Com os dados do público, você tem a possibilidade de mensurar medidas de interesse e interação do público com seu time e aplicar o funil de vendas conforme o avanço dos clientes pela jornada de compras.

Dashboard de vendas NÃO é tudo igual

E essa é uma ótima notícia! Já ouvimos diversos relatos de experiências frustrantes sobre o uso de um dashboard de vendas, porque nem todos atendem às necessidades dos clientes. Em outros, a dificuldade vira um empecilho e logo ele cai em desuso. Então, felizmente, nem todos são iguais. Ufa.

É possível fazer um dashboard de vendas no Excel? Sim, mas se você chegou até aqui, certamente sabe os pontos negativos de um dashboard de vendas feito em planilha no Excel, então, nem vamos nos estender na explicação.

O CRM de gestão de leads da Followize conta com um dashboard elaborado com a finalidade de trazer otimização ao time comercial com total integração ao funil de vendas. Quem adota a solução, não troca! 

O dashbord de vendas completo é gerado automaticamente a partir de informações inseridas pelo time comercial no próprio CRM durante todo o fluxo, ou seja, é menos passível a erros na hora de transferir os dados. 

Quer monitorar o desempenho do time? É fácil. Prefere analisar as conversões? Estão todas no dashboard também. Número de interações com o cliente? Pode visualizar em tempo real. Tudo do seu jeito para promover uma experiência diferenciada e gerar ainda mais valor ao seu negócio. 

Relatórios gerenciais com a exibição da performance de atendentes e vendedores da conta, por período, segmento, marca e muito mais, contribuindo para a evolução e conquista das metas de equipe. Saiba qual atendente ou vendedor possui melhores resultados no tempo médio de atendimento.

Seja no dashboard de vendas que é mais dinâmico ou no relatório para analisar um período específico, tudo é possível dentro do Followize! Você é quem escolhe.

Conheça o dashboard do Followize

Seja no dashboard que é mais dinâmico ou no relatório para analisar um período específico, tudo é possível dentro do Followize! Você é quem escolhe. 

Não para por aí: o objetivo do Followize é que as estatísticas direcionem suas estratégias e isso também se aplica às campanhas de marketing. Ao avaliar quais origens de tráfego vieram os melhores clientes, você investe em mais campanhas e se torna mais assertivo. 

O resultado? Mais lucro! 

Alcançar esta meta está mais perto do que você imagina.

Com um clique, solicite a demonstração do Followize e todas as funcionalidades que milhares de pequenas e médias empresas já conhecem. Do lead ao lucro, você está no lugar certo. 

Foque no que realmente importa enquanto Followize trabalha para automatizar as vendas do seu negócio.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Conteúdos sobre leads, marketing e vendas direto no seu e-mail.

Prometemos não utilizar suas informações para envio de SPAM.

Siga a Followize