Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

3 motivos para abandonar a planilha de controle de vendas

planilha de controle de vendas

Ao estabelecer como meta o aumento do faturamento, sua empresa também deve considerar a expansão da base de clientes. Antes de comunicar ao time comercial que isso será feito, é importante definir através de um planejamento bem organizado quais serão as etapas. Utilizar as ferramentas corretas será determinante para atingir o resultado esperado. Manter uma planilha de controle de vendas limita este avanço. Entenda qual é a ferramenta ideal para turbinar os negócios.

Era uma vez uma planilha…

Nós sabemos que, no início, quando tudo era mato, as planilhas vieram para dar um salto em relação à tecnologia, afinal, antes todo o serviço era executado manualmente em máquinas de escrever e calculadoras.

Entre abas, funções e fórmulas das planilhas, horas de trabalho foram poupadas por quem atua em diversos departamentos em uma empresa, possibilitando a organização de dados e realização de cálculos. Para os administradores, ela representou o auge de uma era e isso não podemos negar.

Ok, foi bom enquanto durou, mas não pode durar mais!

O problema é que alguns profissionais se tornaram saudosistas dessa imagem que as planilhas representavam, não enxergando o quanto já avançamos e negando outras ferramentas que otimizem as tarefas. Com isso, surgem algumas perguntas: 

  • Será que, ainda hoje, as planilhas são eficientes para a gestão de leads ou controle de vendas? 
  • Desde a década de 80 não surgiu nada mais atualizado e que permita a análise de grande conjunto de dados? 
  • Só quem domina o Excel avançado é que pode extrair informações relevantes e obter insights? 

Se você não vende cursos de Excel avançado, vai considerar outras opções para garantir o controle de vendas do time comercial visando os melhores resultados. Vamos falar sobre uma solução que conquistou o mercado e quais seus diferenciais para que você abandone de vez as planilhas.

Novas regras para o controle de vendas

Neste momento de virada, vamos entender os motivos que levaram as planilhas ao desuso. Até porque precisamos relembrar: quantas não foram as vezes em que você perdeu dados por uma simples fórmula trocada? E o medo de ter danificado o arquivo inteiro? 

É impossível decorar todas as funções, ainda mais em uma plataforma que não é intuitiva, por isso os erros estão presentes. Além disso, não é justo que o poder de interpretação das informações fique restrito a poucas pessoas enquanto outras se limitam somente a alimentar linhas e linhas de dados. Se você quer contar com uma equipe mais estratégica, deve entregar o poder para fazer a diferença a ela!

Confira 3 motivos pelos quais não vale a pena manter uma planilha de controle de vendas:

  1. Zero integração

Em diversos artigos aqui no blog da Followize já relatamos o quanto é incômodo contar com uma ferramenta que não possua integração e as planilhas são assim. Desde pequenos negócios com apenas alguns colaboradores até grandes empresas, surgem problemas ocasionados pela falta de conexão entre as informações. 

Aliás, este é considerado um dos maiores entraves para o crescimento de empresas, afinal, é insustentável a longo prazo compartilhar planilhas via e-mail (anexa arquivo, envia, baixa, altera, envia de volta em um ciclo sem fim).

  • 2. perda de informações

Seguindo a lógica do problema exposto no item anterior, não são raros os conflitos em planilhas diante da perda de informações. Com a constante sobreposição de dados, um clique pode colocar em risco todo o documento. Se o time comercial trabalhar presencial e remoto, haverá um descompasso entre as informações que prejudica a análise dos dados.

  • 3. Fluxo de dados

Quando o financeiro depende de dados seguros para avaliar futuros investimentos, espera que as informações estejam disponíveis de maneira clara e objetiva. Quando cada vendedor trabalha com uma planilha e só consegue gerar um relatório estático, fica difícil acompanhar um ambiente dinâmico. 

No momento de tomar uma decisão, também paira aquela dúvida para descobrir qual é a versão mais recente que representa dados reais, isso quando o arquivo não vem corrompido. Xiiiii, já passou da hora da sua empresa abandonar a planilha de controle de vendas e optar por um sistema que integre todos os dados entre departamentos de uma maneira simples. 

Mas chega de falar dos motivos para abandonar planilhas de controle de vendas e vamos ao que interessa: a solução!

CRM conectado ao seu negócio

Você vai substituir o controle em planilhas por um CRM que automatiza a captura e distribuição de leads. O controle de vendas começa desde a captação de leads e desde o primeiro contato é importante centralizar as informações dos clientes, facilitando a rotina de todos os que estão envolvidos no processo de vendas. 

O CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente na tradução para o português) é a ferramenta que coloca o cliente como protagonista dos negócios. 

Ele favorece a organização e coleta de dados, como identificação do público-alvo, ticket médio de venda, fluxo de caixa, entre outros indicadores de venda, afinal, venda não é só negócio fechado. É preciso enxergar os pontos positivos e negativos de toda a operação para não repetir os erros do passado, assim como potencializar os acertos. 

Empresas que optaram por um CRM ao invés de planilhas obtiveram aumento do ticket médio, mais facilidade de comunicação entre as equipes e melhorias no relacionamento com o cliente.  Quer mais?

Vantagens do CRM em relação a planilha de controle de vendas

Contar com um sistema de gestão de leads proporciona ao vendedor uma poderosa aliada na estratégia de negócio, seja reativando leads inativos ou trabalhando pela fidelização dos clientes, gerando receita recorrente. 

Esqueça de todos os problemas de integração que citamos, pois Followize pode ser integrado via API com os formulários do site e/ou landing pages, Facebook, Wodrpress, portais verticais e ferramentas de chat para capturar as informações para o software. 

Com clientes cada vez mais exigentes, Followize também proporciona atendimento integrado ao WhatsApp® para seu time, turbinando as vendas em todos os canais de atendimento disponíveis. 

Enquanto sua empresa está em um período de transição  para uma ferramenta que atenda todas as suas necessidades, como é o caso da Followize você pode, inclusive, fazer o upload de planilhas para o CRM. Faça o upload de base de cadastros e mailings específicos. São diversos campos como: equipe, interesse, mídia, campanhas e muitos outros. A partir daí, é só trabalhar seus dados no sistema. 

Com todos os dados disponíveis para a equipe em um dashboard de vendas, você mantém o controle e toma rápidas decisões para corrigir problemas. Quem diria que obter uma visão 360° de toda a operação comercial seria possível?

Ainda nem falamos sobre a agilidade do sistema de distribuição de leads. A partir de critérios comerciais preestabelecidos, a funcionalidade movimenta os leads captados para que vendedores e atendentes não percam nenhuma oportunidade. Visualize leads em tratativa, leads pendentes, agendamentos, taxa de conversão e outros indicadores que vão otimizar todo o processo. 

Followize é democrático, porque torna a tecnologia um agente facilitador e entrega todo o poder de vendas nas mãos do time equipe comercial. Os dados são os parceiros para gerar insights que valorizam seu negócio. Não desperdice essa chance e comece hoje a dizer adeus à planilha de controle de vendas. Fale com os nossos especialistas!

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