Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Aluguel de carros por assinatura: vantagens da modalidade para as concessionárias

aluguel de carros por assinatura

O mercado automotivo vem seguindo uma tendência no hábito dos consumidores: os carros 0km por assinatura ou aluguel de veículos. Se em outros tempos, para garantir os benefícios de um carro 0km a única forma era a aquisição do bem, agora a possibilidade de contratar um carro por assinatura tem atraído a atenção de concessionárias e clientes. O fim da burocracia é um dos motivos. Vamos explorar as outras vantagens em nosso material a seguir.

Como funciona um carro por assinatura?

Visando reduzir custos e a burocracia em relação à aquisição de um veículo zero quilômetro, os consumidores aderiram ao carro por assinatura e estão espalhando a ideia por aí. Diante de tanta procura, as concessionárias que são pioneiras, saem ganhando.

O funcionamento da modalidade é simples, pois o valor da mensalidade já inclui serviços como emplacamento, documentação, IPVA, manutenção, reparos e outros. Para a concessionária, é a garantia da relação com o cliente por um período determinado com a possibilidade de renovação.

O carro por assinatura livra o condutor de certas preocupações. Basta que ele escolha uma categoria entre as que estão disponíveis, uma franquia de quilometragem de acordo com sua necessidade e selecionar o modelo ideal. Com o negócio fechado, é só dar a partida e usufruir do veículo. É tudo o que queremos em nossa rotina, não é mesmo?

Seja para pessoas físicas ou jurídicas, a assinatura de veículos já é uma realidade.

Descubra as vantagens da assinatura

  • Não há qualquer preocupação com a documentação do carro
  • IPVA, manutenção, seguro, entre outros, estão inclusos na mensalidade
  • Ideal para quem precisa de um carro por um longo período
  • Você não terá dor de cabeça ao vender o veículo diante da desvalorização
  • O suporte e a assistência ficam por conta da concessionária

Já para quem precisa do carro por um curto período, o aluguel é mais atrativo: o valor envolvido para o cliente é menor, pois refere-se proporcionalmente ao tempo de uso, mas os veículos não são 0km na maioria dos casos. A cobrança é feita diante das diárias e franquia de quilometragem. É uma modalidade escolhida por pessoas que não desejam ou não podem arcar com a aquisição de um veículo.

Para as concessionárias, é interessante mapear estes clientes, seja de carros por assinatura ou aluguel, pois eles podem adquirir o consórcio ou realizar um financiamento. A fidelização dos clientes é um bom negócio, pois renderá novas oportunidades de serviço. Não desperdice a chance de vender novamente aos mesmos consumidores, pois eles já possuem envolvimento com a marca e apresentarão menos objeções.

Carro por assinatura nas concessionárias

Ter um carro zero na garagem é o sonho de muitos brasileiros, mas por diversos motivos, pode não ter sido possível concretizar este objetivo. Se a sua concessionária está de olho nesse perfil de cliente, precisa estar atenta a alguns detalhes para garantir uma ótima experiência. 

Como um bom gestor do segmento automotivo, você já deve ter visto muitas mudanças no setor e o carro 0km por assinatura é um deles. Para gerenciar todos os detalhes referentes à negociação, nada melhor do que um CRM que conecte os processos internos da concessionária, assim como aos clientes. 

O CRM é um sistema de gestão de leads que também funciona por assinatura, ou seja, a empresa paga enquanto utilizar (e o custo-benefício é muito atrativo). Entre os benefícios de seu uso está a previsibilidade, ou seja, você identifica rapidamente em um dashboard dinâmico, atualizado em tempo real, o desempenho do time de vendas em um período, inclusive no segmento automotivo. 

Com rapidez e insights valiosos fornecidos pela ferramenta, você terá em mãos o poder de ajustar alguns índices de performance antes que eles prejudiquem o departamento ou comprometam o orçamento. 

Também informa ao departamento financeiro qual é a estimativa de vendas, o que impacta na organização como um todo. Estes números viabilizam (ou não) mais investimentos com segurança, visto que são baseados em dados confiáveis. 

Ainda não sabe como tirar vantagem de um CRM em uma concessionária que atua com carros por assinatura? Vamos explicar com mais detalhes.

Gerenciando leads no setor automotivo

Melhor do que o cheirinho de carro 0km é descobrir que existe um CRM feito sob medida para concessionárias automotivas promoverem a gestão de seus leads de um jeito personalizado. 

Conheça mais sobre Followize, uma ferramenta que tem alta quilometragem no mercado com diversos cases de sucesso para centralizar todos os seus leads, do seu jeito. 

Ao padronizar o processo de gestão de leads e rotinas comerciais, você prepara sua equipe para alcançar as metas e objetivos de maneira organizada. Nele é simples cadastrar os clientes que possuem interesses específicos como carros por assinatura ou aluguel, assim como os modelos que mais geram a atenção deles. Surgindo uma oportunidade, eles podem ser acionados com rapidez e com alto nível de engajamento. 

Não é porque o trabalho é remoto que ele precisa ser distante. Aproxime-se dos clientes através da tecnologia e pare de atirar para todos os lados. O CRM, quando utilizado com todo o seu potencial, é uma poderosa ferramenta de marketing para se conectar aos bons negócios.

Integração entre equipes nas concessionárias

Você sabia que Followize tem a função de distribuir os leads entre vendedores ou atendentes através de critérios comerciais preestabelecidos? Tem isso e muito mais que visa facilitar a rotina das concessionárias. 

Followize traz simplicidade ao processo comercial para que sua equipe sofra menos com o estresse gerado pela falta de uma solução focada em gestão de leads e vendas. 

Colaboradores perdidos e sem informações atualizadas é algo que deve ser revisto urgentemente. 

Aliás, uma das tarefas que mais travam e impedem o crescimento da operação comercial é a gestão por planilhas. Controlar as entradas e saídas, assim como a disponibilidade de veículos sejam 0km, seminovos, de aluguel ou por assinatura fica inviável em planilhas de Excel, um processo que leva tempo e te impede de focar a atenção em outras tarefas. Ao automatizar e tornar tudo mais colaborativo, ganhe produtividade e acelere o crescimento da concessionária. 

Com dados disponíveis em tempo real, os gestores podem tomar decisões mais assertivas e acompanhar a rotina dos vendedores, assim como identificar as fontes dos leads, sejam por ligação telefônica, presencialmente, chat via site, sites parceiros ou campanhas promovidas nas redes sociais.

Origens dos leads em concessionárias

Contando com diversas integrações para o setor automotivo, Followize se conecta facilmente com montadoras e portais de maneira rápida. Com esta informação, é possível investir nos canais que mais trazem leads qualificados e, consequentemente, convertem. 

O CRM automotivo Followize oferece:

✓ Níveis de Acesso

Administrador, coordenador, atendente, vendedor, gerente, recepção, mídia, ranking e integrador.

✓ Regras de Negócio

Por produto, performance, região, tempo de atendimento e diversas outras.

✓ Cadastro de Equipe e Unidades

Como pós-venda, lojas, franquias e concessionárias.

✓ Personalização

Com identidade visual de equipes, relatórios gerenciais, faturamento retroativo e muito mais.
Conheça as soluções Followize exclusivas em um CRM automotivo e se surpreenda!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Conteúdos sobre leads, marketing e vendas direto no seu e-mail.

Prometemos não utilizar suas informações para envio de SPAM.

Followize agora é DEALERSPACE, Funil de vendas completo e integrado para concessionárias, do marketing ao pós-venda!