Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

CRM homologado pela montadora: qual sua importância no processo de vendas?

crm homologado pela montadora

Seja como consumidor ou como vendedor do setor automotivo, você sabe o quanto um produto não homologado pela montadora pode causar prejuízos ao veículo. Com um CRM, também funciona assim. Contar com um CRM homologado pela montadora traz uma segurança maior ao lead em uma concessionária, contando com todas as vantagens desta relação. Entenda quais são os diferenciais de um CRM voltado ao segmento automotivo e ganhe um diferencial no mercado. 

CRM Homologado x outras opções

Ao usar peças paralelas (não genuínas) para consertar um veículo, ele sofrerá com a depreciação de valor. Isso porque a peça que não é original não possui a garantia do fabricante, nem foi submetida a rigorosos testes que certificam sua segurança. Imagine colocar a família em risco apenas pelo desejo de economizar alguns reais.

Com um CRM que não atende especificamente ao segmento automotivo, você perderá oportunidades de negócio. Da recepção ao pós-vendas, a fidelização dos clientes deve ser o objetivo em todas as etapas e isso só é possível através de um sistema de gestão de leads focado em concessionárias. 

Outro ponto que merece destaque quando se usa um CRM homologado pela montadora é a capacidade de integração dos diversos processos, reduzindo a chance de erros cadastrais. Um lead atendido no showroom e que virou cliente deve ter seus dados compartilhados com a oficina sem qualquer divergência.

Imagine descobrir após uma revisão em um veículo comprado na concessionária que o número de telefone estava incorreto. O CRM otimiza o trabalho de toda a empresa e proporciona uma experiência única ao cliente, contribuindo com a fidelização. Se este é o seu objetivo, invista em um CRM homologado pela montadora.

Como funciona na prática?

Por considerar a regra de negócio do setor automotivo, é possível promover automações, beneficiando o time comercial. O lead que entra no CRM passa pelo sistema de distribuição de leads da Followize e é direcionado ao responsável, conforme regra pré-definida pelo diretor da área. 

Nesta etapa, o vendedor recebe um e-mail e uma notificação push para dar sequência ao atendimento. Quanto mais rápido e eficiente, maiores são as chances de fechar um bom negócio. A tecnologia favorece as concessionárias inclusive para o atendimento via WhatsApp, outra vantagem integrada ao sistema. 
Seus leads chegam através de campanhas via landing page ou redes sociais? Sem problemas, o CRM da Followize absorve esta demanda também sinalizando a origem para facilitar a atuação do time comercial durante a abordagem e todo o processo de vendas.

5 vantagens do uso de um CRM voltado ao segmento automotivo

1 – Permite o resgate aos leads inativos

Através de um histórico completo do contato disponível no CRM, os vendedores podem resgatar aqueles leads desengajados que não fizeram negócio com a concessionária diante de alguma impossibilidade momentânea. 

Mesmo que o contato não mostre interesse, o vendedor pode prospectar os membros da família para identificar se existe o plano de aquisição de um veículo em breve, quais modelos podem ser considerados (seminovo ou 0km) ou mesmo incentivar a realização de alguns serviços na concessionária, visando concretizar a aproximação. 

2 – Automatize as atividades do CRM 

Otimizar, tornar o processo de vendas mais dinâmico e reduzir falhas. Tudo isso faz parte do uso de um CRM eficaz e, explorando todas as funcionalidades, são diversas as aplicações. 

Seja para personalizar o relatório do time comercial ou direcionar a comunicação com os leads, o CRM cumpre seu papel. Crie um fluxo de nutrição que qualifique o lead, promovendo uma pesquisa para conhecer ainda mais as tendências de consumo dos leads e direcione ações específicas de acordo com as respostas. Não ignore este potencial e estreite a relação com seus futuros clientes do segmento automotivo

3 – Renove o estoque de seminovos

Se o time inseriu todas as informações em detalhes sobre cada lead, tem uma valiosa ferramenta em mãos e deve usá-la para transformar em lucro para a empresa. Visando renovar o estoque de seminovos, o time comercial pode abordar os clientes e sugerir a troca pelo 0km com condições diferenciadas de avaliação e/ou pagamento. 

A vantagem de promover esta conduta é que se o veículo foi adquirido na concessionária e as revisões feitas lá, já existe uma procedência garantida, o que valoriza a negociação. Desta maneira, você oferece ao novo cliente um grande benefício e a empresa também sai ganhando. 

4 – Trabalhe os pacotes de serviços

Assim como o tópico anterior mostrou, aqui todas as informações são importantes, visto que negociar com um cliente é mais barato do que adquirir um novo e passar por todo o processo de atração do lead, qualificação, negociação e fechamento. A base de leads é rica para que os vendedores economizem tempo e esforço, além de garantir boas oportunidades de fechamento.  

Trabalhar com os clientes atuais rende uma fonte segura de bons negócios, especialmente quando existe um pacote de serviços atrativos, seja na venda de acessórios, serviços como troca de óleo e pneu, alinhamento e balanceamento, funilaria e oficina mecânica, cristalização de pintura, higienização automotiva, entre outros.

5 – Pratique a cultura customer centric

Para que um cliente seja fidelizado e vender novamente para o mesmo cliente se torne possível, implementar a cultura customer centric é a solução. O pós-vendas é uma etapa importante que deve ser acompanhada de perto pela diretoria comercial, visando promover a melhor experiência ao cliente. 

Após conhecer todas as vantagens, entenda como um CRM homologado pela montadora faz a diferença para uma concessionária e o time comercial.

Importância da homologação do CRM pela montadora

O CRM proporciona dados que podem ser trabalhados durante toda a jornada do cliente e resultar, inclusive, em mudanças positivas nos processos. As particularidades do segmento automotivo devem ser consideradas para a correta configuração da ferramenta e, quanto mais flexível e intuitiva ela for, mais pontos ganha.

A motivação para promover as homologações foi assumir a responsabilidade para facilitar a rotina do time comercial, sem trazer dor de cabeça ao adquirir a solução. Ter uma integração embarcada é uma mão na roda.

É por essas e outras que o CRM Followize é o CRM oficial das montadoras Kawasaki e Royal Enfield e buscou a homologação das principais montadoras. Receba leads da Kia, Toyota e BMW exclusivamente por nosso sistema. Também contamos com a homologação oficial da Hyundai e GM, além de integrações com Volkswagen, Fiat, Honda, Nissan, Jeep e Chery. Já são mais de 700 concessionárias utilizando a solução da Followize e o número está crescendo!

Através dele, você conta com a distribuição dos leads, promove sua  gestão , visualiza e organiza  tarefas e follow-ups de toda a equipe, gera relatórios consolidados, do funil de vendas, do ciclo de vendas, assim como de previsão do faturamento (incluindo ticket médio) e avalia a performance de qual ação de marketing, portal ou ponto de conversão gerou mais resultados. 

Tudo isso em uma ferramenta pensada para sua concessionária de automóveis, motocicletas, multimarcas, pesados, máquinas e no quanto ela pode se desenvolver através da tecnologia.

Confira o case de sucesso: WHF e Grupo Santa Emília recuperam mais de R$8 milhões em vendas exclusivas para leads perdidos com Followize.

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