Os consumidores estão cada vez mais ávidos por informações sobre produtos e serviços e a pesquisa online é uma tendência de hábito dos clientes que deve se fortalecer. Em posse de um dispositivo móvel com conexão à Internet, os usuários facilmente comparam funcionalidades, vantagens, valores, prazos e tudo o que influencia na compra.
O desafio das marcas neste cenário é promover a proximidade dos clientes e manter a disponibilidade nos canais mais utilizados. Aplicativos de mensagem, como WhatsApp, não devem ser ignorados. O CRM que sua concessionária utiliza possui integração com o WhatsApp?
Veja como se beneficiar desta integração para otimizar a experiência com o cliente e gerar ainda mais oportunidades de negócio.
Uso do WhatsApp® por marcas
Que a comunicação com amigos e familiares via aplicativos de mensagens foi facilitada, isso ninguém pode negar, mas a transformação digital e a pandemia também aceleraram a adequação de empresas para atender os consumidores através de plataformas online.
Dentre os aplicativos de mensagens, o WhatsApp é o que lidera a preferência dos brasileiros com 165 milhões de usuários, ou seja, 96,4% dos usuários de redes sociais de 16 a 64 anos têm o WhatsApp instalado no smartphone. Como algumas operadoras possibilitam o uso ilimitado do aplicativo sem debitar o consumo do pacote de dados, muitas pessoas se informam através dele.
Aproveitando as facilidades tecnológicas, as marcas passaram a enxergar a oportunidade de estreitar o relacionamento com as personas ao incorporar o WhatsApp em sua estratégia de atendimento e fidelização. Do primeiro contato do lead ao pós-vendas, saber conduzir uma conversa via WhatsApp é um ponto que favorece os negócios.
Por outro lado, gerenciar o progresso do lead através do fluxo de vendas se torna difícil quando não há organização. Quando as equipes estão trabalhando remotamente, parece impossível garantir um processo unificado. A solução encontrada é utilizar um CRM.
O CRM permite que o atendimento ao cliente em uma concessionária seja mais eficiente. Através de um CRM, o time comercial pode acompanhar a origem do lead, todo o histórico de conversa, realizar agendamentos, inserir suas percepções sobre o cliente e obter insights que se tornam um diferencial na negociação.
Contar com tudo isso em apenas uma tela e poder compartilhar com a equipe presencial ou à distância em tempo real, aumentam as chances de fechamento.
CRM e a integração com Whatsapp
As vendas de carros não são feitas de porta em porta, ou seja, nenhum vendedor irá tocar a campainha de uma residência para apresentar um modelo de automóvel. Sendo assim, é natural que os leads cheguem até a concessionária através de campanhas ou diante de ações da montadora. A integração entre CRM e WhatsApp é uma vantagem da qual você não pode abrir mão.
Identificar de onde vieram os leads é importante quando falamos de um CRM, pois desde o primeiro momento deve-se abordar o futuro cliente com o máximo de informações. O encantamento começa aí! Coloque-se no lugar do lead ao ser abordado já com um contexto, ou seja, sabendo qual modelo de veículo você busca, se é 0km ou seminovo, se busca um financiamento ou não.
Encurtar o processo de vendas é uma das vantagens do uso de um CRM, então, use para favorecer os negócios. Conheça os os benefícios de integrar o CRM ao WhatsApp:
- Facilita a captura de leads
- Otimiza o envio de propostas
- Organiza o cadastro de clientes no sistema
- Edifica o suporte e o atendimento ao cliente
- Promove a integração entre a redes sociais
- Aumenta as vendas
- Promove a escalabilidade no atendimento
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Integração entre CRM e Whatsapp na prática
Quando o lead acessa o site ou uma landing page em que o botão de WhatsApp está configurado, as chances de realizar uma ação são maiores. Em apenas um clique, ele pode tirar dúvidas e se aproximar da sua marca. Nesta etapa, a solicitação já passa a constar automaticamente no CRM e o histórico fica gravado.
Outra funcionalidade do CRM que agiliza a negociação é a possibilidade de, em poucos passos, enviar propostas personalizadas ao lead, tornando a comunicação mais direta e eficiente. É tudo o que queremos, tanto como cliente, como vendedores.
O sistema da Followize conta com a gestão de arquivos e materiais de apoio que fazem a diferença no dia a dia do seu negócio. Nossos armazenamentos estão disponíveis através dos planos de 1GB (gratuito), 100GB e 1TB tudo para manter seus documentos centralizados em um único lugar. Tais recursos visam facilitar a tratativa comercial, acima de tudo facilitar o processo de anexo de documentos e arquivos importantes.
Utilizar um ERP é importante para unificar os departamentos, mas usar um CRM é dar um salto rumo à profissionalização da empresa. Estruturar e padronizar os processos rende um relacionamento duradouro e com qualidade superior aos clientes. Abra espaço para mais vendas e para uma satisfação do cliente ainda maior. Com processos automatizados, é possível que a equipe comercial foque em atividades que concretizem negócios, o que se reflete no aumento do faturamento.
O atendimento ao cliente e o suporte também se beneficiam da integração, pois independente do tamanho da empresa, passa uma imagem de centralização dos dados. Ao fechar uma venda, o time comercial insere os dados financeiros do contrato, o que torna a rotina do setor administrativo mais produtiva sem a necessidade de diversas trocas de e-mails e evitando duplicidade de informações.
As redes sociais também podem gerar leads. Através do CRM, seu time comercial se fortalece e amplia a busca por resultados. O que você está esperando para gerar mais leads sem esforço? A tecnologia está facilitando este processo.
Sabia que também é possível contar com chatbots em sua estratégia, sem perder o atendimento humanizado? Avalie o impacto de um atendimento 24 horas por dia nos 7 dias da semana sem a necessidade de um operador. Assim, mais leads poderão receber o primeiro contato e você conquista a tão sonhada escalabilidade no atendimento.
Extensão WhatsToFollow
Otimize ainda mais o atendimento do seu time com um CRM integrado ao Whatsapp, a melhor solução para concessionárias de carros, motos, caminhões, máquinas e equipamentos. Com o WhatsToFollow seus atendentes e vendedores podem aumentar as chances de vendas e, quem sabe, se tornar referência na experiência ao cliente.
Nossa solução integra-se de maneira fácil ao Followize. O melhor de tudo é que o usuário não paga nada a mais por essa extensão, pois ela é totalmente gratuita para usuários do sistema. Aproveite, atenda seus clientes no principal aplicativo de troca de mensagens do mundo conectado ao Followize e gere ainda mais vendas.
A extensão WhatsToFollow está de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) a fim de proporcionar ainda mais segurança aos envolvidos na negociação. Concentre-se em vender e deixe o restante conosco!
Se você já é um cliente Followize, basta adicionar a extensão que possui todos os recursos da versão desktop e cada vendedor pode utilizar seu próprio WhatsApp sem qualquer custo adicional.
Fale agora com nossa equipe (via WhatsApp, se preferir) e saiba tudo sobre como implementar um CRM integrado ao WhatsApp para seu negócio.