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Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

CRM integrado ao WhatsApp: como a estratégia facilita as negociações

crm integrado ao WhatsApp

Os consumidores estão cada vez mais ávidos por informações sobre produtos e serviços e a pesquisa online é uma tendência de hábito dos clientes que deve se fortalecer. Em posse de um dispositivo móvel com conexão à Internet, os usuários facilmente comparam funcionalidades, vantagens, valores, prazos e tudo o que influencia na compra.

O desafio das marcas neste cenário é promover a proximidade dos clientes e manter a disponibilidade nos canais mais utilizados. Aplicativos de mensagem, como WhatsApp, não devem ser ignorados. O CRM que sua concessionária utiliza possui integração com o WhatsApp?

Veja como se beneficiar desta integração para otimizar a experiência com o cliente e gerar ainda mais oportunidades de negócio.

Uso do WhatsApp® por marcas

Que a comunicação com amigos e familiares via aplicativos de mensagens foi facilitada, isso ninguém pode negar, mas a transformação digital e a pandemia também aceleraram a adequação de empresas para atender os consumidores através de plataformas online.

Dentre os aplicativos de mensagens, o WhatsApp é o que lidera a preferência dos brasileiros com 165 milhões de usuários, ou seja, 96,4% dos usuários de redes sociais de 16 a 64 anos têm o WhatsApp instalado no smartphone. Como algumas operadoras possibilitam o uso ilimitado do aplicativo sem debitar o consumo do pacote de dados, muitas pessoas se informam através dele.

Aproveitando as facilidades tecnológicas, as marcas passaram a enxergar a oportunidade de estreitar o relacionamento com as personas ao incorporar o WhatsApp em sua estratégia de atendimento e fidelização. Do primeiro contato do lead ao pós-vendas, saber conduzir uma conversa via WhatsApp é um ponto que favorece os negócios. 

Por outro lado, gerenciar o progresso do lead através do fluxo de vendas se torna difícil quando não há organização. Quando as equipes estão trabalhando remotamente, parece impossível garantir um processo unificado. A solução encontrada é utilizar um CRM. 

O CRM permite que o atendimento ao cliente em uma concessionária seja mais eficiente. Através de um CRM, o time comercial pode acompanhar a origem do lead, todo o histórico de conversa, realizar agendamentos, inserir suas percepções sobre o cliente e obter insights que se tornam um diferencial na negociação. 

Contar com tudo isso em apenas uma tela e poder compartilhar com a equipe presencial ou à distância em tempo real, aumentam as chances de fechamento.

CRM e a integração com Whatsapp

As vendas de carros não são feitas de porta em porta, ou seja, nenhum vendedor irá tocar a campainha de uma residência para apresentar um modelo de automóvel. Sendo assim, é natural que os leads cheguem até a concessionária através de campanhas ou diante de ações da montadora. A integração entre CRM e WhatsApp é uma vantagem da qual você não pode abrir mão.

Identificar de onde vieram os leads é importante quando falamos de um CRM, pois desde o primeiro momento deve-se abordar o futuro cliente com o máximo de informações. O encantamento começa aí! Coloque-se no lugar do lead ao ser abordado já com um contexto, ou seja, sabendo qual modelo de veículo você busca, se é 0km ou seminovo, se busca um financiamento ou não. 

Encurtar o processo de vendas é uma das vantagens do uso de um CRM, então, use para favorecer os negócios. Conheça os os benefícios de integrar o CRM ao WhatsApp: 

  • Facilita a captura de leads
  • Otimiza o envio de propostas
  • Organiza o cadastro de clientes no sistema
  • Edifica o suporte e o atendimento ao cliente
  • Promove a integração entre a redes sociais
  • Aumenta as vendas
  • Promove a escalabilidade no atendimento

Fique por dentro: Assista aqui nosso webinar sobre Processos de Vendas Online no Mercado Automotivo

Integração entre CRM e Whatsapp na prática

Quando o lead acessa o site ou uma landing page em que o botão de WhatsApp está configurado, as chances de realizar uma ação são maiores. Em apenas um clique, ele pode tirar dúvidas e se aproximar da sua marca. Nesta etapa, a solicitação já passa a constar automaticamente no CRM e o histórico fica gravado. 

Outra funcionalidade do CRM que agiliza a negociação é a possibilidade de, em poucos passos, enviar propostas personalizadas ao lead, tornando a comunicação mais direta e eficiente. É tudo o que queremos, tanto como cliente, como vendedores. 

O sistema da Followize conta com a gestão de arquivos e materiais de apoio  que fazem a diferença no dia a dia do seu negócio. Nossos armazenamentos estão disponíveis através dos planos de 1GB (gratuito), 100GB e 1TB tudo para manter seus documentos centralizados em um único lugar. Tais recursos visam facilitar a tratativa comercial, acima de tudo facilitar o processo de anexo de documentos e arquivos importantes.

Utilizar um ERP é importante para unificar os departamentos, mas usar um CRM é dar um salto rumo à profissionalização da empresa. Estruturar e padronizar os processos rende um relacionamento duradouro e com qualidade superior aos clientes. Abra espaço para mais vendas e para uma satisfação do cliente ainda maior. Com processos automatizados, é possível que a equipe comercial foque em atividades que concretizem negócios, o que se reflete no aumento do faturamento.  

O atendimento ao cliente e o suporte também se beneficiam da integração, pois independente do tamanho da empresa, passa uma imagem de centralização dos dados. Ao fechar uma venda, o time comercial insere os dados financeiros do contrato, o que torna a rotina do setor administrativo mais produtiva sem a necessidade de diversas trocas de e-mails e evitando duplicidade de informações. 
As redes sociais também podem gerar leads. Através do CRM, seu time comercial se fortalece e amplia a busca por resultados. O que você está esperando para gerar mais leads sem esforço? A tecnologia está facilitando este processo.

Sabia que também é possível contar com chatbots em sua estratégia, sem perder o atendimento humanizado? Avalie o impacto de um atendimento 24 horas por dia nos 7 dias da semana sem a necessidade de um operador. Assim, mais leads poderão receber o primeiro contato e você conquista a tão sonhada escalabilidade no atendimento.

Extensão WhatsToFollow

Otimize ainda mais o atendimento do seu time com um CRM integrado ao Whatsapp, a melhor solução para concessionárias de carros, motos, caminhões, máquinas e equipamentos. Com o WhatsToFollow seus atendentes e vendedores podem aumentar as chances de vendas e, quem sabe, se tornar referência na experiência ao cliente. 

Nossa solução integra-se de maneira fácil ao Followize. O melhor de tudo é que o usuário não paga nada a mais por essa extensão, pois ela é totalmente gratuita para usuários do sistema. Aproveite, atenda seus clientes no principal aplicativo de troca de mensagens do mundo conectado ao Followize e gere ainda mais vendas. 

A extensão WhatsToFollow está de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) a fim de proporcionar ainda mais segurança aos envolvidos na negociação. Concentre-se em vender e deixe o restante conosco! 

Se você já é um cliente Followize, basta adicionar a extensão que possui todos os recursos da versão desktop e cada vendedor pode utilizar seu próprio WhatsApp sem qualquer custo adicional.

Fale agora com nossa equipe (via WhatsApp, se preferir) e saiba tudo sobre como implementar um CRM integrado ao WhatsApp para seu negócio.

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