Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

CRM dribla obstáculos para oferecer um controle de leads eficiente

controle de leads

Em uma relação comercial, mais do que a aquisição do seu produto ou serviço, o lead quer enxergar valor no que é entregue. Não ser considerado mais um número para a empresa ou visto como cifrões pelo vendedor é o que encanta o cliente e é nisso que devemos focar da prospecção ao pós-vendas para efetuar uma fidelização. Para as microempresas é mais simples gerenciar esta conexão, porém, ao expandir os negócios, se torna um desafio. A tecnologia dá um novo rumo à questão. Descubra como.

Da oportunidade à fidelização e controle de leads

Independente da forma de aquisição ou que canal estejam utilizando para entrar em contato com a empresa, os leads merecem toda a atenção, afinal, são eles que estão no centro de tudo. Com clientes em potencial, é papel do time comercial elaborar estratégias que direcionam o prospect até a compra. Isso é feito através do funil de vendas e nutrição dos mesmos.

Quanto mais atrativas e certeiras forem as ações, mais o lead estará a um passo de bater o martelo em relação à compra. Promovendo um marketing de atração que encante o lead em cada etapa, basta uma ferramenta de CRM de controle de leads que complete o pacote para alavancar suas vendas.

Mas será que o CRM é tão importante assim?

Numa escala de 0 a 100, podemos considerar que ele é 100% relevante para sua estratégia comercial. Quando falamos no setor automotivo, entendemos que um CRM específico para este segmento é o ideal. Da recepção aos diversos serviços oferecidos (oficina, seguros, consórcio, acessórios) tudo pode ser integrado. Só a centralização proporciona a eficiência promovendo ao cliente a imagem de uma empresa totalmente conectada.

Vamos supor que após o lançamento de uma campanha de marketing, chegam, ao mesmo tempo para o time comercial uma quantidade de leads acima de qualquer número visto antes. O resultado é um gargalo na distribuição dos leads entre vendedores, demora na qualificação, morosidade no retorno às dúvidas e até o esquecimento de alguns leads (ou duplicidade – quando dois vendedores abordam o mesmo lead).

Isso é o caos e, infelizmente, ele está perto da realidade de muitas concessionárias. Esperamos que você e sua equipe nunca tenham presenciado algo assim e vamos trabalhar para que este pesadelo não se torne realidade, ok?

CRM e o cenário ideal

A grande quantidade de leads de topo de funil é o cenário ideal para todas as concessionárias, mas o processo que acompanha as etapas também deve ser bem definido. 

Os leads que chegam aos vendedores, de diversos canais como redes sociais, Google Ads, e-mail marketing, landing pages, formulário no site ou portais parceiros, devem trazer esta identificação, facilitando o contato com o lead de acordo com sua origem. 

Se o lead veio através de um CTA com a simulação de um consórcio, você já possui um indicativo de seu interesse e pode iniciar a conversa abordando este assunto. Se ele prefere um veículo 0km ao invés de um seminovo, não dê um tiro no pé oferecendo um carro usado na primeira conversa. 

Quando o CRM possui integração com ferramentas, tudo fica mais simples, como é o caso do WhatsApp. Através do aplicativo de troca de mensagens mais utilizado, você se aproxima do lead e ainda mantém o histórico da conversa direto na ferramenta. Todos os envolvidos se beneficiam desta facilidade.

Vantagens do uso do CRM no setor automotivo

Já exploramos como o lead chega ao CRM, mas falta explicar como as oportunidades são direcionadas aos vendedores. Quem nunca ouviu um vendedor reclamar que os melhores leads foram direcionados a um colega de equipe? Não negue, porque isso acontece nos bastidores. Para acabar com as reclamações, o CRM tem uma solução surpreendente. 

Através da distribuição de leads, é possível acumular vantagens. 

  • Acabe com a desorganização

Assim como a ausência de processos, critérios ou regras específicas do negócio

  • Encerre processos manuais

Que geram dificuldades no atendimento rápido que seus leads exigem

  • Elimine retrabalhos e baixa produtividade

Não permita que a insatisfação e baixo rendimento em vendas assole sua equipe

Como a distribuição de leads é planejada a partir das suas regras de negócio, com a Followize você pode definir as jornadas de venda com as características do seu time comercial e conquistar a vantagem competitiva da mesma forma que aumenta suas conversões.

  • Nova Intenção de Compra

Vindas de campanhas pagas ou orgânicas geradas pela equipe de marketing.

  • Atendimento, Pré-venda e Qualificação

Atendimento rápido, com as melhores práticas para evoluir o lead nas etapas do funil de vendas do seu negócio.

  • Agendamentos e Visitas

Para aumentar as chances de concretizar o negócio. Alinhando, testes e avaliações para aprovação do produto e serviço.

  • Negócio Fechado

Aceite entre as partes para concretização do negócio.

  • Venda Realizada

Protocolos finais com envio de documentos, assinaturas de contrato e etc.

CRM não é tudo igual

Quem busca solidez com a base de clientes, estabelecer um relacionamento duradouro e criativo, deve investir em um CRM para promover o controle de leads. Lembre-se: se você não antecipar as necessidades dos clientes, os concorrentes farão.  

Em uma loja de veículos, controlar o tempo de atendimento do lead, da entrada até  a conclusão da compra, é um indicador a ser observado. Isso porque essa métrica pode ser otimizada e aperfeiçoada constantemente. Utilize o CRM do setor automotivo para mensurar e orientar as melhorias de performance. 

Priorizando seus leads, você terá o retorno esperado. Em dashboards intuitivos, realize a gestão completa dos leads em tratativa, leads pendentes, agendamentos, taxa de conversão e mais. Assim você foca a atenção no que realmente importa e potencializa o atendimento às oportunidades de venda.

Sabemos que entre as dificuldades da rotina de um gestor comercial está a necessidade da visão macro do negócio. Nem sempre é possível se desvencilhar da operação do dia a dia, mas até nisso o CRM traz vantagens. 

Com autonomia, após configuração das regras de negócio, os vendedores dão sequência à negociação enquanto você monitora a evolução de cada etapa, assim como faturamento, ticket médio e vendas, além de marca, categoria, produto e unidade.

Evolução do controle de leads em números

Graças à capacidade de transformar números em insights, reunimos alguns deles para incentivar sua adesão ao uso de CRM para gerenciar leads.

Toda a organização e controle para tornar suas negociações comerciais ficam 25% mais rápidas.

O tempo de atendimento dos leads é 2x mais rápido com Followize.

Conquiste o crescimento médio de 20% em vendas transformando o potencial de seu negócio.

E vamos de números de um de nossos cases de sucesso: o Grupo Marinho Veículos. Fundado em 1978, o grupo que conta atualmente com 4 lojas em Sorocaba (sendo 3 físicas e 1 web) e 1 em Votorantim acompanhou toda a mudança do segmento sem estagnar no quesito evolução. São mais de 17 mil leads, 900 vendas nas 5 lojas, totalizando 5,44% de conversão. É um orgulho para a Followize compartilhar esse resultado.

Já foi comprovado: os números que importam para um controle de leads eficiente estão aqui e farão a diferença em seu faturamento.

Conte com o time de especialistas da Followize e torne sua concessionária irresistível aos olhos dos clientes.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Conteúdos sobre leads, marketing e vendas direto no seu e-mail.

Prometemos não utilizar suas informações para envio de SPAM.

Siga a Followize