Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Como um CRM pode ajudar as vendas de veículos novos de uma concessionária

vendas de veículos

Se tem algo que a tecnologia nos trouxe é a capacidade de otimizar o tempo, automatizando tarefas repetitivas que antes só eram executadas manualmente e garantindo aos profissionais a possibilidade de atuar estrategicamente. Com o setor automotivo, não é diferente. Acelerar as vendas de veículos é uma realidade que você pode implementar em sua concessionária através da ferramenta certa. 

Para vender mais, concessionárias investem na adoção de plataformas de gestão de leads, seja para venda de seminovos ou veículos 0km. Descubra como o CRM pode apoiar os vendedores em todo o processo de atendimento e até favorecer a venda de um 0km para um lead interessado em um seminovo. 

Ficou curioso? Então vamos seguir com nosso material completo sobre o tema.

É possível vender mais e melhor

Todo cliente quer ser tratado com a exclusividade que merece e a equipe envolvida no atendimento desde a prospecção ao pós-vendas tem como dever entregar valor aos consumidores. Você sabia que com um CRM centralizado e integrado à concessionária é possível vender mais veículos?

Isso porque ao realizar este processo em plataformas distintas ou através de recursos manuais, a performance de vendas de veículos é prejudicada. Perde-se muito tempo do vendedor e até o timing com o cliente (nunca deixe o lead esfriar!). O resultado é um feedback negativo em relação à experiência com a marca e insatisfação dos clientes diante de um atendimento desorganizado, sem padrão de qualidade. Assim você elimina qualquer chance de indicação pelo cliente.

Comprar um carro não é algo que se decide do dia para a noite, ou pelo menos não é um hábito da maioria dos brasileiros, pois envolve um valor mais alto na negociação. Além de muita pesquisa online, os clientes desejam um atendimento sem deslizes do início ao fim. Estabelecendo uma relação de confiança, ele costuma visitar o showroom da concessionária para confirmar as impressões positivas sobre a marca, fazer um test drive e comparar com outras opções.

Quem não quer abrir brecha para a concorrência em um mercado tão concorrido deve aderir às inovações que chegam para aperfeiçoar a forma de vender veículos.
Portanto, simplifique a jornada da venda de veículos em sua concessionária.

Integrações fortalecem as vendas de novos veículos

Tá, mas como um CRM vai apoiar o time comercial e poupar tempo se os vendedores terão que inserir todas as informações na ferramenta? Não é bem assim. 

Agora que você já ficou por dentro de algumas das vantagens do uso de um CRM para vender mais veículos, vamos dar um passo adiante e explorar o quesito integração. 

Além da integração total com o lead até que ele se torne cliente (e pós-vendas), também apresentamos uma facilidade proporcionada pelo uso do CRM automotivo no processo de vendas das concessionárias: as integrações com montadoras e portais do segmento. 

Followize é uma ferramenta homologada nas principais montadoras. Traduzindo: sua concessionária vai receber leads da Kawasaki, BMW, Hyundai e KIA exclusivamente em nossa solução, sem dor de cabeça. 

Leitura recomendada: CRM homologado pela montadora: qual sua importância no processo de vendas?
Estamos ampliando cada vez mais as possibilidades de integração com portais para nossos usuários captarem leads de maneira prática e segura em sites e portais como OLX, ICarros, Mercado Livre, Autoline, Comprecar, Usados BR, entre outros (consulte nossa lista completa de integrações aqui).

Entenda melhor as integrações:

O vendedor deve inserir informações adicionais colhidas durante a negociação, mas independente da origem (site, landing page, WhatsApp, redes sociais) ao cair no CRM, o lead já estará cadastrado, tornando tudo mais simples. Atenção: essa comodidade não está disponível em todos os CRMs, ok? Mas hoje é o seu dia de sorte, pois no Followize está e é sobre ele que vamos explicar melhor. 

O Folllowize, entendendo a rotina atribulada das concessionárias e a necessidade de atender cada vez mais leads, promoveu o pulo do gato com a integração através de montadoras e portais do segmento. Não tem segredo, mas tem muita tecnologia envolvida. 

Funciona assim: o Followize automatiza a captura dos leads e agiliza a tratativa comercial através de um processo de distribuição de leads ágil, o que já mudou a experiência de mais de 8 milhões de leads somente no setor automotivo, inclusive na queda drástica de erros manuais que tiravam o sono dos gestores!

O melhor é que tudo é personalizado para o segmento. Dentro do CRM Followize você configura os níveis de acesso para gerenciar a rotina da equipe: administrador, coordenador, atendente, vendedor, gerente, recepção, mídia, ranking e integrador. O cadastro de equipes e unidades também será unificado, seja pós-venda, lojas, franquias e concessionárias. 

Possui uma regra de negócio diferenciada e quer manter esta vantagem competitiva? Sem crise! No Followize é possível estabelecer suas regras de negócio que já estão funcionando, divididas por produto, performance, região, tempo de atendimento e diversas outras. A identidade visual de equipes, relatórios gerenciais, faturamento retroativo, entre outros, são passíveis de personalização para manter o alinhamento. 

Até agora só exploramos as vantagens. E sabe por que? Porque ele só traz vantagens aos concessionários!

CRM para reativar leads inativos

Ter em mãos, ou melhor, em uma plataforma 100% online, nome completo, dado de contato, tipo de veículo de interesse e outras informações para começar uma conversa seria incrível, não é mesmo? 

Imagine ainda que os dados são disponibilizados aos vendedores automaticamente e o acesso pode ser feito através de dispositivos móveis, remotamente. O CRM da Followize é assim. 

Com esta inovação você terá todas as possibilidades de tratar os novos leads, converter um interesse em um seminovo em um 0km fazendo a oferta certa e até mesmo reativar os leads inativos. Mesmo aqueles que não fecharam negócio anteriormente podem se sentir atraídos por um veículo que se encaixe com seu perfil. O uso do CRM é indispensável. 

Mesmo que o contato não mostre interesse, o vendedor pode prospectar os membros da família para identificar se existe o plano de aquisição de um veículo em breve, quais modelos podem ser considerados (seminovo ou 0km) ou mesmo incentivar a realização de alguns serviços na concessionária, visando concretizar a aproximação.

Logo, se você vende automóveis, motocicletas, multimarcas, pesados ou máquinas, independente da complexidade da sua operação, uma plataforma de gestão de leads traz avanços que tornam seus processos mais transparentes, beneficiando a empresa como um todo. 

Por que usar um CRM para aumentar as vendas de veículos?

  • Aumento na taxa de conversão
  • Automatização da captura e distribuição de leads
  • Otimização dos investimentos
  • Sem duplicidade de leads

Mas você só deve implementar a estratégia em sua concessionária se quiser descobrir de onde vem seus melhores leads, otimizar seus investimentos de marketing, padronizar e direcionar leads com regras de negócio.

Agora que você já descobriu como um CRM pode facilitar as vendas de veículos 0km em concessionárias, não espere mais. Fale com um especialista do time Followize para alavancar as vendas a partir de agora.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Conteúdos sobre leads, marketing e vendas direto no seu e-mail.

Prometemos não utilizar suas informações para envio de SPAM.