Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Google Ads no setor automotivo: explore esta poderosa ferramenta para atrair leads

google ads no setor automotivo

Fazendo uma retrospectiva da estratégia de aquisição de clientes no último ano, você sente que poderia ter feito algo a mais? Para não começar mais um período com o sabor amargo de ter perdido a oportunidade de atrair ainda mais leads para sua concessionária 0km ou multimarcas, vamos explorar o Google Ads no setor automotivo e como ele pode impulsionar suas ações de marketing e vendas.

Como funciona o Google Ads?

Mais leads, mais vendas, maior faturamento. Esse é o combo que todo mundo ama, mas como garantir que exista uma recorrência na geração de tráfego ou leads? As campanhas do Google Ads são opções que você deve considerar. 

O objetivo deste conteúdo não é trazer um tutorial de como criar campanhas, mas sim esclarecer dúvidas e compartilhar dicas para que você possa tirar ainda mais proveito desta poderosa ferramenta visando o alcance dos leads. Vamos começar esclarecendo o que é o Google Ads e depois explicaremos como ele vai te ajudar a atingir os resultados no setor automotivo. 

O Google Ads – anteriormente conhecido como Google AdWords – é uma plataforma de anúncios do Google que, através de investimento, proporciona uma visibilidade maior na Pesquisa Google, YouTube e outros. Fundado nos anos 2000, o Google Ads é responsável pela maior fonte de receita da empresa. Eles se dividem em três tipos: 

  • Campanhas da rede de pesquisa: geralmente exibem anúncios em forma de texto nas páginas de resultados da Pesquisa Google quando alguém faz uma busca por um produto ou serviço semelhante ao seu.
  • Campanhas da Rede de Display: normalmente mostram anúncios em forma de imagem em sites ou aplicativos que os clientes visitam.
  • Campanhas de vídeo: em geral, exibem anúncios em vídeo de 6 ou 15 segundos antes ou durante a reprodução do conteúdo do YouTube.

A vantagem do uso do Google Ads é a otimização das campanhas em tempo real, ou seja, você pode pausar ou investir ainda mais nos anúncios que performam melhor e trazem mais leads qualificados, sendo cobrado apenas quando os usuários interagem com o anúncio, seja a visita ao site ou ligação para a concessionária. 

Também existe a modalidade de custo por impressão, que é feita pela quantidade de vezes que seu anúncio foi exibido – sem interação. De acordo com o objetivo do negócio, é possível determinar uma verba, configurar as palavras-chave e outras configurações para começar ainda hoje a anunciar. 

Primeiros passos no Google Ads

Segundo o próprio Google, é importante identificar com precisão o que você quer alcançar, garantindo que os objetivos de marketing, mídia e campanha, além dos KPIs estão alinhados para atingir o objetivo. Marketing e vendas devem andar lado a lado. Alguns pontos são essenciais para melhorar a qualidade dos leads. 

1. Mapeie a jornada de conversão

Ao identificar a trajetória de conversão, você visualiza claramente quais são as etapas entre o lead e a venda e consegue dar um peso para cada uma delas, determinando quais ações do cliente são os indicadores mais fortes de uma venda. 

2. Conheça seu objetivo de negócio

Seja market share, receita ou lucro, você deve entender o objetivo do negócio e mensurar os números que vão além do que você já possui. Os objetivos de marketing, campanha e mídia devem seguir a mesma lógica para garantir a alta performance das vendas.

3. Alinhe os objetivos de marketing

Parece repetitivo, mas não é. Sem esse foco determinado, é difícil alcançar o resultado que se espera. Seja para gerar leads ou aumentar vendas nas lojas físicas, o esforço será direcionado em leads de alta qualidade – com maiores chances de conversão. 

4. Defina o objetivo de mídia

Eles se dividem em dois tipos, basicamente. O primeiro são os objetivos de marca, que se concentram em leads de topo do funil de vendas, gerando reconhecimento de marca e mais interesse. Já os objetivos de performance focam no fundo do funil e são medidos por KPIs como ligações telefônicas ou visitas presenciais à concessionária.

05. Escolha dos objetivos de campanha

Defina os KPIs (oportunidade de inserir link para ebook KPIs) que serão usados para avaliar o sucesso de uma campanha de marketing específica. 

“Esteja alinhado com as pessoas certas — de gerentes de conta a responsáveis por decisões em nível sênior — para garantir que todas as suas metas se complementam”. Dica do especialista Google

A etapa de preparação consiste em construir uma base sólida para que antes do lançamento de campanhas, você possa mensurar de maneira a manter a privacidade, encontrar os clientes mais valiosos e se destacar com criativos poderosos. 

Na rede de pesquisa, títulos são elementos muito importantes para impulsionar vendas e atrair a atenção do lead que está imerso em muitas distrações ao navegar pela internet. Na rede de display, usar uma imagem que cause impacto, transmitindo claramente uma mensagem, é o ideal. 

No momento de partir para a ação, você deve turbinar seus esforços, conquistando a demanda existente no fundo do funil e também gerar uma nova demanda no topo do funil. Isso garante que o time de vendedores tenha leads mais quentes para trabalhar, assim como aqueles que ainda passarão por diversas fases do funil de vendas até chegar à levantada de mão. 

Calma, ainda não acabou. Chegamos à etapa de avaliar o desempenho dos anúncios. Aqui, concentre-se em usar as informações para otimizar sua performance, testar novas estratégias e encontrar mais oportunidades de crescimento. 

Não domina o assunto e não tem tempo para aprender? Terceirize as campanhas em Google Ads com profissionais de gestão em mídia paga. Os especialistas vão direcionar a verba visando os melhores resultados, promoverão a segmentação do público-alvo, ajustarão as palavras-chave de acordo com a performance e você pode se concentrar em fechar bons negócios. 

Seja um convite para test drive em um modelo recém lançado, um feirão de seminovos multimarcas, convocação para um novo grupo de consórcio ou outra estratégia que sua equipe desenvolva, o Google Ads para o setor automotivo funciona. 

Google Ads no setor automotivo, é a receita do sucesso?

A pergunta que não quer calar nesse momento é: então basta colocar um bom investimento em Google Ads que os leads aparecem? Não é bem assim. Como uma boa receita, outros elementos determinam o sucesso ou fracasso. 

Um grande erro que muitas concessionárias cometem é ignorar os esforços em SEO e investir apenas em Google Ads. É verdade que o Google Ads é uma poderosa ferramenta, mas você não deve escolher por uma ou outra, pois assim que você pausar os investimentos em Google Ads, os leads somem. Para potencializar os resultados, combine as duas e tenha resultados a longo prazo. 

Ter um site otimizado para navegação em diferentes dispositivos é indispensável para que os leads mantenham o interesse. Sem um conteúdo de qualidade, os leads que chegam pelo topo do funil não conseguem avançar. Nem todos os clientes estão prontos para adquirir um veículo agora, especialmente se o seu negócio envolve um valor mais alto, como é o caso de veículos importados.

Promover o produto ou serviço voltado ao setor automotivo envolve a criação da percepção de valor acima do preço que possui no mercado e isso deve ser trabalhado com paciência. Além do custo, o cliente deve enxergar sua marca como a melhor opção e a mais segura. 

Outro mito que ronda o tema é a necessidade de um alto investimento em Google Ads para o setor automotivo. Caso sua concessionária multimarcas não disponha de um grande valor para aplicar em marketing, o Google Ads pode trazer um bom custo-benefício. 

Como gerenciar leads?

Se você acertou em cheio ao promover suas campanhas de atração de interessados à concessionária, talvez tenha que lidar com uma questão muito importante: a gestão de leads. De uma hora para outra a planilha do Excel deixou de atender à demanda que chega via Google Ads, redes sociais, ligações telefônicas e visitas presenciais. O departamento comercial vira um caos e os leads ficam perdidos. 

Trouxemos uma solução que tem funcionado para mais de 10 mil usuários: Followize! Followize é uma ferramenta para centralizar todos seus leads, do seu jeito! Com o sistema de gestão de leads Followize você automatiza a captura e distribuição dos leads e não gasta mais tempo com processos manuais. Todos os envolvidos no processo de vendas do seu negócio saem ganhando. 

A ferramenta se conecta a diversos aplicativos como Google Ads, WhatsApp, Facebook, Instagram e outros. De maneira segura, seu negócio estará integrado e multiplicando as possibilidades de receber novos leads de diversas origens, seja com interesse em veículos 0km, seminovos, consórcio, seguros e muito mais. 
Invista em uma solução que, assim como o Google Ads, traz ótimo retorno à empresa. Converse com nosso time de especialistas da Followize e amplie as possibilidades de captação de leads para sua concessionária o quanto antes.

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