As vendas tradicionais em concessionárias de automóveis abrem espaço para as novidades do segmento e atualizações que não param de chegar. Como o mercado está em busca de inovação constante e a Followize acompanha esse movimento, preparamos um material exclusivo para direcionar os esforços das concessionárias em 2023, melhorar a eficiência nos negócios e aumentar os lucros com um bom planejamento de vendas.
Mais agilidade comercial, qualidade superior no atendimento, melhores técnicas de vendas, integração às novas tecnologias: tudo faz parte de um processo de mudança nas concessionárias que não pode ser ignorado por diretores comerciais, pois impacta no faturamento. E se engana quem pensa que a única motivação está relacionada à tecnologia: os clientes são o motivo de tudo, afinal, sem eles, não há venda
Mercado está aquecendo os motores
Segundo dados da FENABRAVE, o número de emplacamentos de veículos cresceu 5% em 2022, enquanto o montante de transações de veículos usados superou 13,8 milhões de unidades em 2022.
Nas projeções iniciais, a FENABRAVE estima que todos os segmentos automotivos somados deverão apresentar crescimento de 3,3% em 2023, totalizando mais de 3,6 milhões de unidades emplacadas. Ou seja, o mercado está muito aquecido e sua concessionária deve aproveitar a quantidade de compradores interessados em fazer negócio.
Para fazer bonito aos clientes, é necessário chamar a atenção onde eles estão: o ambiente online. Sua concessionária estará competindo com outras marcas que também possuem diferenciais, por isso precisamos melhorar a imagem da reputação de sua empresa, planejando e executando estratégias estruturadas.
Uma das formas de aumentar a visibilidade e conquistar leads é investir em boas fotos para divulgação no site, redes sociais, campanhas patrocinadas no Google ADS ou via WhatsApp. Um planejamento de captura das fotos tanto das instalações e da equipe, quanto dos veículos, fará com que sua concessionária se destaque e atraia mais compradores.
Importante: somente veículos limpos, com fotos em bons ângulos, evidenciando os pontos fortes e uma boa iluminação devem ser considerados. Peças disponíveis, em estoque ou sob encomenda, também podem ser fotografadas e funcionam como uma isca para clientes que ainda não conhecem sua concessionária.
Além de fotos reais, os vídeos transmitem confiança aos possíveis compradores, pois os coloca em proximidade com o veículo, mesmo sem nunca ter pisado em seu showroom. É como um test drive virtual que sua concessionária de automóveis pode oferecer para os leads.
Atração e comunicação com leads com planejamento de vendas
Em diversos artigos já alertamos o quanto a forma de atrair e se comunicar com leads mudou ao longo do tempo. Em um processo acelerado pela pandemia, as concessionárias se tornaram cada vez mais digitais, ou seja, investiram em sua presença online.
Isso inclui um site que apresenta a marca e favorece as vendas, redes sociais atualizadas, campanhas patrocinadas, uso de serviço de troca de mensagens como WhatsApp e, o mais importante, que tudo esteja integrado. Além disso, a tecnologia é utilizada para centralizar todos os dados, proporcionando uma boa experiência digital para colaboradores e clientes.
Sem esses pontos, uma concessionária de automóveis não pode ser considerada digital.
Vendas digitais para concessionárias de automóveis
Vamos explorar 4 pontos que uma concessionária digital deve incluir em sua estratégia e planejamento para alcançar mais leads e aumentar sua taxa de conversão.
1. Call-to-actions matadores
O CTA (call-to-action), que pode ser um botão ou um banner, instrui o visitante a realizar uma ação, seja clicar para conversar com um vendedor, preencher um formulário, baixar um guia comparativo entre modelos de veículos, solicitar uma cotação, entre outros.
O importante em um CTA em um site é que ele esteja alinhado à persona e desperte seu interesse, considerando as diversas etapas do funil de vendas. Sem um CTA efetivo, o usuário ficará passeando por seu site e não fará qualquer ação, resultando em uma perda de oportunidade. Não desperdice um lead por desconhecer essa poderosa estratégia a ser aplicada em seu site, landing page ou outros materiais de marketing.
2. Redes sociais em alta
Novamente de olho em sua persona e em quais redes ela está, sua marca deve criar uma conta e atualizá-la. Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, Twitter, YouTube e outras são perfeitas para encontrar novos clientes e gerar ainda mais engajamento com os atuais.
Você não precisa estar em todas, mas assim que estiver, é importante monitorar para responder aos elogios, dúvidas, reclamações e direcionar a um vendedor. Contar com uma ferramenta que esteja integrada a todos os pontos de contato entre sua concessionária e os leads facilita a rotina de trabalho.
3. Marketing personalizado
Essa é uma estratégia que não pode ficar de fora do seu planejamento de vendas, pois utilizando seu mailing, é possível criar uma estratégia de marketing direcionada aos interesses e necessidades de cada público. Por exemplo: caso você tenha uma lista de interessados em carros elétricos, pode direcionar com exclusividade a comunicação para essa lista, falando sobre os benefícios, vantagens e condições diferenciadas para negociação. A chance de retorno é maior do que enviar um conteúdo genérico sem qualquer segmentação de público.
Outra possibilidade é manter o cadastro atualizado na ferramenta de gestão de leads para antecipar necessidades como a próxima revisão do veículo. Assim, sua concessionária se torna ainda mais relevante ao cliente.
4. Responsividade
Utilizar o smartphone para pesquisas ou mesmo para fechar negócios já é um hábito dos brasileiros e quando falamos sobre automóveis, a lógica se mantém. Ser impactado por uma campanha e seguir para um site que não é responsivo pode prejudicar as chances de conversão. A responsividade, ou seja, a adaptação para dispositivos móveis deve ser uma preocupação da sua loja. Seu site deve ser encontrado onde e quando houver interesse.
Tecnologia e planejamento de vendas
Independente do tamanho de sua estrutura comercial, o planejamento em vendas para padronizar o processo de gestão de leads e a descomplicar a rotina de vendas é o melhor caminho para bater as metas com previsibilidade.
A gestão por planilhas com fórmulas e filtros complexos travam e impedem o crescimento da operação comercial, perdendo tempo e gerando estresse. Transformar o potencial de atendimento em uma concessionária é possível através da Followize.
Da primeira demanda ao pós-vendas, sua loja pode se tornar referência em vendas de automóveis. Acompanhe o histórico de interações e informações de contato do lead, acesse rapidamente as informações e compartilhe com a equipe.
A solução Followize é um CRM automotivo homologado pelas principais montadoras do país e fornece diversas integrações, conectando-se facilmente com montadoras e portais de maneira rápida. Com ele, você garante os seguintes benefícios:
- De 20 a 50% na taxa de conversão
Possibilitando um aumento significativo no volume de vendas da sua empresa.
- Atendimento 2x mais rápido
Para acabar com os gargalos na operação e atender clientes de maneira mais ágil e eficiente.
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Que após implantação, proporciona que usuários fechem mais negócios com nossa solução.
Em números, são mais de 8 milhões de leads automotivos gerenciados, mais de 1000 concessionárias utilizando Followize, mais de 150 grupos de todo o Brasil e mais de 25 marcas. Está preparado para embarcar nessa? Acelere agora e fale com nossa equipe.