Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Como um CRM para concessionárias de veículos pode descomplicar as vendas

CRM para concessionárias de veículos

Existe algo em comum quando um motorista dirige sem direcionamento e quando um diretor comercial gerencia o time de vendas sem processos: ambos ficam perdidos. O CRM funciona como um GPS: otimiza o tempo e mostra o melhor caminho até atingir o objetivo. Concessionárias que comercializam veículos 0km ou lojas multimarcas de seminovos extraem resultados consolidados ao utilizar um CRM na rotina, expandindo seu atendimento para além dos canais tradicionais.

Quer melhorar o desempenho da equipe comercial ao trabalhar leads provenientes de campanhas ou da montadora? Leia nosso material e entenda como a Followize apoia este processo.

CRM para concessionárias funciona?

Com consumidores cada vez mais exigentes, não é mais necessário ir de concessionária em concessionária para descobrir qual oferece o menor preço, pois essa pesquisa é feita online. Outro desafio é que nem sempre o preço mais barato é o que atrai o cliente: o valor agregado pela marca também conta bastante. Do primeiro contato ao pós-vendas, tudo é avaliado criteriosamente. Mas o que isso tem a ver com o CRM?

Em uma concessionária, são vários os serviços oferecidos com diversas possibilidades de ação, o que torna o trabalho do time de vendas ainda mais complexo. O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema que visa organizar todos os pontos de contato entre o consumidor e a empresa como a origem do lead, quais serviços buscou e quais efetivamente realizou, quais produtos adquiriu, entre outras informações.

Esta ferramenta é poderosa e, quando explorada corretamente, garante o registro valioso de informações que geram insights aos negócios, antecipando as necessidades dos clientes. 

Por exemplo: ao realizar o alinhamento e balanceamento de um veículo, é possível identificar quando será necessário efetuá-lo novamente. O cliente será avisado quando a data se aproximar. Ações que surpreendem positivamente aumentam as chances de negócio e contribuem para a fidelização dos clientes. 

Mas quem vive apagando incêndios com problemas de rotina e correndo atrás dos clientes não consegue pensar nisso! O CRM entra na jogada quando é perceptível que planilhas, agendas ou mesmo um sistema interno trazem mais dor de cabeça do que benefícios. 

O CRM é tido como uma solução que suporta as transações do cliente e capacita o time comercial a promover uma análise das dores de forma clara, oferecendo resultados consistentes e transformando a experiência do usuário. Chegou o momento de dar um salto no que você e seu time comercial fizeram até hoje, mapeando processos com indicadores e métricas, monitorando e avaliando todos os pontos de atenção.

Para começar a mapear o lead, considere o input dos dados no sistema (já com a parametrização da origem). Inicialmente, é feita uma qualificação, identificam-se oportunidades de negócio, ele recebe uma proposta comercial, declina ou aceita. Todos esses passos devem ser rigorosamente registrados no CRM.

Ao avaliar o funil de vendas e o tempo de todo o processo, há uma compreensão maior do que tem funcionado para a conversão e o que deve ser ajustado para que as oportunidades não sejam perdidas. 

Mesmo após o fechamento da venda, o processo de avaliação não termina, pois o time de pós-vendas dará sequência para fidelizar o cliente. A satisfação do cliente é o que aumenta as chances de novos negócios, assim como as indicações. Uma pesquisa de satisfação com os clientes traz um rico material para ser explorado pelo time comercial.

Qual o melhor momento para implantar um CRM?

O melhor momento de implementar um CRM para o setor automotivo é quando você reconhece uma ou mais características que citaremos a seguir:

  • Identifica poucas vendas e problemas com a produtividade
  • Encontra processos desalinhados e desorganização
  • O follow up de vendas apresenta falhas constantes
  • Decisões são tomadas com base em dados imprecisos
  • Se depara com atrasos no atendimento aos clientes 
  • Time comercial só atende canais tradicionais de vendas

Não contar com um CRM prejudica o desempenho do time comercial e, consequentemente, isso impacta nos lucros de toda a empresa, expõe a falta de processos sobrecarregados pela desorganização e decisões baseadas em previsões sem embasamento.

O uso do CRM integra diferentes departamentos, ferramentas, assim como outras lojas e filiais para reduzir o trabalho humano repetitivo e aumentar a competitividade de sua empresa em um mercado tão disputado como o automotivo.

Só adquira o CRM como uma solução se estiver disposto que sua concessionária deixe para trás o conflito de informações, já que todos os dados estarão centralizados e atualizados. Acredite: ainda existem empresas que abrem mão desse benefício e colhem os prejuízos desta escolha equivocada. 

Já pensou em resgatar os leads perdidos? O CRM pode ajudar nesta tarefa de fazer um follow-up de sucesso para reativar os leads inativos, otimizando as suas vendas a partir de contatos que já estão no seu sistema. Se eles estiverem em uma planilha, provavelmente serão esquecidos e, com isso, oportunidades de venda ficarão para trás.

Como obter mais eficiência com um CRM?

Agora que você já conferiu as vantagens em contar com um CRM voltado ao setor automotivo para automatizar a captura dos leads e agilizar a tratativa comercial, sabe como isso impacta toda a empresa. O CRM definitivamente é uma ferramenta que visa gerar mais vendas. 

Entre nossos cases de sucesso no setor automotivo, o CRM da Followize sempre se destaca ao agilizar o tempo de atendimento, proporcionar a visualização de todo o histórico de interação e promover o acompanhamento do dia a dia da equipe. 
Ele também traz dados relevantes em relação à origem do lead, seja no atendimento presencial, telefone, WhatsApp, via site da concessionária, players do mercado (Webmotors, Autoline, iCarros, Comprecar, entre outros), campanhas nas redes sociais, landing pages e mais. Desta forma, considerando o valor investido e o retorno, é possível aplicar mais verba nas ações que trazem mais lucro

Quero um CRM para concessionária

Um CRM automotivo proporciona controle total das oportunidades de venda de uma concessionária com a organização comercial, sem complicações. Para facilitar ainda mais, a Followize fornece diversas integrações (inclusive com WhatsApp), conectando montadoras e portais específicos do setor de maneira rápida. 

Kia, BMW, Hyundai, Kawasaki, Volkswagen, Toyota, Honda, Jeep, Ford, Nissan, Caoa Chery, Webmotors, Autoline, iCarros, Comprecar são algumas das marcas cujas integrações já foram efetuadas. 

Você está prestes a descobrir como a Followize se tornou o CRM automotivo preferido das concessionárias. Confira algumas das funcionalidades do CRM Followize:

Distribuição de leads

Após uma conversão, um alerta via e-mail, sistema e notificação push é encaminhado informando ao atendente responsável que há um novo lead para atendimento. 

Organização de tarefas

De forma simples, gerencie as tarefas do dia a dia, visualizando todos os agendamentos no formato calendário para não perder nenhuma oportunidade. 

Relatório completo

Permite identificar qual ação de marketing, portal ou ponto de conversão gerou mais leads e vendas, assim como o tempo médio de conversão de leads em vendas.

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