Dos anúncios classificados para venda de veículos publicados em jornais ao marketing digital, o setor automotivo evoluiu acompanhando as tendências e hábitos dos clientes que exigem cada vez mais eficiência. Sua concessionária ou loja de veículos está atualizada ou ficou estagnada no passado na forma de atrair e gerenciar leads? Siga o que há de mais inovador para envolver os consumidores, como o desenvolvimento de uma plataforma de gestão de leads especializada no segmento automotivo.
O que é uma plataforma de leads?
Se você tem enfrentado dificuldades na gestão de sua loja de veículos, já que é um desafio vender um produto de alto valor, enxergue uma plataforma de leads como sua aliada. Ela estará ao seu lado para determinar a melhor estratégia de marketing digital e indicadores de vendas. Através destas valiosas informações, você poderá concentrar seus esforços desde a atração à fidelização de clientes.
Tudo isso porque, na palma da mão, os consumidores possuem os smartphones, poderosas ferramentas de pesquisa para avaliar a melhor marca de carro, o modelo mais econômico, o valor que se encaixe em suas possibilidades, entre outras opções. A busca é despretensiosa e raramente é uma urgência.
Mesmo nesse momento, o contato com um vendedor deve estar a um clique, seja via chat ou WhatsApp, pois a ligação telefônica não é mais o meio mais comum. De forma rápida e automatizada, muitas dúvidas são esclarecidas, especialmente quando ferramentas de integração são utilizadas. Só depois desta levantada de mão é que o consumidor cogita se deslocar fisicamente até o showroom que você representa, ou seja, grande parte do processo é feito online.
Gerenciar as informações de contato cedidas, administrar tantas fontes de atração de interessados – site, landing pages, portais parceiros, redes sociais, entre outros – assim como realizar um acompanhamento da jornada do cliente só é possível com o uso da tecnologia e as plataformas de gestão de leads surgiram com essa finalidade.
Uma plataforma de leads é uma solução que captura, classifica e converte um interessado em cliente. Quando o lead sinaliza uma dúvida sobre um veículo ou serviço oferecido em sua loja, ele passa a constar em um CRM fornecendo no mínimo um e-mail ou telefone. Neste momento, é tudo o que você precisa para iniciar um relacionamento visando a conversão.
Quando você é o dono do negócio e acumula responsabilidades, pode parecer possível administrar os leads, mas em algum momento, você quer expandir e escalar o negócio. Com a entrada de mais vendedores, unificar as informações obtidas é a melhor maneira de padronizar o atendimento e não perder nenhuma oportunidade pelo caminho. Chegou a hora de aposentar as planilhas de Excel e adotar uma plataforma de gestão de leads especializada no segmento automotivo.
Como funciona uma plataforma de leads?
Um lead ainda não é um cliente, certo? Então, para o time de vendas, ainda há um longo caminho a ser percorrido desde a qualificação até a transformação do lead em cliente. A abordagem correta faz toda a diferença e contar com uma plataforma que unifica todas as informações para que o contato avance de maneira personalizada.
A plataforma de gestão de leads é a ferramenta que te aproxima de uma venda, indispensável em sua estratégia comercial por diversos motivos. Ela trará ainda mais organização ao time de vendas, já que os profissionais poderão se dedicar ao que fazem de melhor. O resultado é uma produtividade sem igual.
Aliás, mensurar o desempenho do time comercial é uma preocupação constante em sua rotina? Em um dashboard dinâmico e com atualização constante, você acompanha os indicadores individuais e do departamento.
Vamos conhecer outras vantagens que só uma plataforma de leads voltada ao setor automotivo pode oferecer:
Evite duplicidade
Através da padronização das chaves de acesso, bem como e-mail, telefone e até CPF
Padronize Regras
Venda mais e potencialize os resultados da sua operação comercial automotiva
Empodere o Time
Torne seu comercial mais forte e independente na busca por resultados
Para garantir uma alta performance, conte com a funcionalidade de distribuição automática e sequencial dos leads para seus vendedores ou atendentes. Através de critérios comerciais preestabelecidos, diretores comerciais e coordenadores de vendas podem tornar o gerenciamento de vendas um processo automatizado!
Por que optar por uma plataforma?
Você já deve saber que o funil de vendas é composto por estágios de aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. Também não é novidade que pular ou ignorar essas etapas impacta nos resultados das vendas.
Um erro muito comum é investir em campanhas de atração de leads – em Google Adwords, Meta Ads (Facebook e Instagram) ou outras plataformas – e não reservar parte do orçamento ou dedicar o tempo para aquecimento desses contatos, afinal, nem todos chegam quentes (o inbound marketing pode ser uma boa opção).
Do mesmo modo, deixar de investir em uma ferramenta de gestão de leads impede sua capacidade de expansão em vendas. Aproveitar os avanços da tecnologia para acompanhar a jornada do cliente com rapidez e inteligência é imprescindível aos negócios que buscam um faturamento maior.
Para a concorrência, quanto mais você ficar para trás, melhor. Não ignore as vantagens de implantar uma plataforma para gestão de leads em sua loja de veículos. Com ela, você realiza a gestão completa dos leads em tratativa, leads pendentes, agendamentos, taxa de conversão e muito mais.
Mesmo contando com uma equipe comercial enxuta, é possível automatizar as tarefas e ganhar performance com a plataforma de leads Followize que faz isso por você! Comece a utilizar Followize em seu negócio e torne suas tratativas comerciais em média 25% mais rápidas. Dentro da plataforma você terá as seguintes funcionalidades:
Filtros
Organize e crie filtros para facilitar a gestão da base de leads.
Interação
Insira tarefas, propostas, anotações, percepção e conclusão do processo de venda.
WhatsApp®
Saiba de forma automática se o lead possui conta WhatsApp® e comece uma conversa com apenas um clique.
Informações
Visualize todas as informações de contato e histórico de interação com os leads.
Milhares de pequenas e médias empresas utilizam o Followize. Traduzindo em números, são mais de 8 milhões de leads automotivos gerenciados, mais de 1000 concessionárias que utilizam Followize para sua gestão de leads, mais de 150 grupos em todo o Brasil e mais de 25 marcas. Só falta você. Foque no que realmente importa enquanto Followize trabalha para automatizar as vendas do seu negócio de maneira assertiva.
Seja qual for o tamanho ou a complexidade de sua operação comercial, vender carros online não é mais uma opção, é uma tendência de mercado. Para se destacar em sua estratégia de vendas, conte com um time de especialistas ao seu lado.
Chega de cometer erros nas técnicas, abordagens e formas de atendimento em sua loja de veículos e atue com precisão para obter melhores resultados. Agende uma reunião e descubra como Followize se tornou o CRM automotivo preferido das concessionárias.