Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Ferramentas de marketing digital e tecnologias que vão ditar tendência em 2023

tendências em tecnologia para 2023

Antecipar, planejar, programar. Se tudo isso faz parte do seu vocabulário, saiba que estamos juntos! E dentre os assuntos que mais estão em alta no fim do ano estão as tendências voltadas à tecnologia para 2023. Fizemos uma seleção dos termos mais recorrentes e os motivos pelos quais as ferramentas de marketing digital e de tecnologia devem bombar no ano que vem. Aprenda tudo o quanto antes sobre inovações tecnológicas e saia à frente da concorrência.

Tendências Gartner

As empresas que aliarem estratégia e sustentabilidade em suas ações saem ganhando pontos no mercado, seja com investidores ou no relacionamento com clientes. A tendência se consolidará em 2023 e nos próximos anos, conforme aponta o relatório Gartner. 

Se por um lado a pandemia acelerou a transformação digital de empresas, agora o momento é de avaliação. O relatório de tendências Gartner revela que 94% dos CEOs querem manter ou acelerar as tecnologias mais relevantes, considerando que nem todas precisam ser implementadas simultaneamente. Quando e onde as tendências tecnológicas terão um impacto potencial são questões importantes para as empresas. 

Empresas que visam otimização, vão investir em TI para maior confiabilidade, utilizando dados para tomar decisões mais assertivas. Os negócios que focam em escalabilidade, apostam na conectividade aumentando o ritmo de entrega de produtos. Já empresas pioneiras devem reinventar o envolvimento entre funcionários e clientes explorando novos mercados virtuais com metaverso, super aplicativos e IA. 

Vamos então às tendências de marketing digital que estarão em alta em 2023 e nos próximos anos. Fique de olho para se conectar ainda mais ao mercado e aos clientes.

Metaverso

O metaverso é um conceito que mistura a realidade aumentada com ambientes virtuais. Nele, é possível ter experiências imersivas, ou seja, sensações mediadas pela tecnologia. Conforme definição, Gartner define o metaverso como um espaço compartilhado virtual 3D coletivo, criado pela convergência da realidade física e digital virtualmente aprimorada. 

Apesar de ser um termo relativamente novo, já estamos inseridos nesse universo e as empresas têm utilizado cada vez mais o potencial desta tecnologia para se aproximar dos clientes. Quanto mais aprimoradas, mais destaque terão as empresas. 

Ao mesmo tempo em que oferece grandes oportunidades, também apresenta seus desafios. Através do metaverso, empresas podem expandir as marcas, atrair e reter talentos, além de aumentar a receita. Até 2027, o Gartner prevê que mais de 40% das grandes organizações em todo o mundo usarão o metaverso. 

Em seu relatório, são explorados casos de uso como JPMorgan Chase, o banco de investimento dos EUA que foi o pioneiro em Decentraland – uma das plataformas de metaverso mais populares do mundo. A aposta do banco é de US$ 1 trilhão por ano. 

Já a Siemens, em parceria com a NVIDIA, criou um metaverso industrial, no qual os clientes usam o ambiente imersivo para colaborar na criação de soluções inovadoras de engenharia e na solução de problemas do mundo real. 

A BMW Group lançou o modelo BMW iX no Brasil, com um test-drive ao vivo no metaverso em 2022. O modelo inteligente iX se atualiza de forma automática pela conexão via internet e ainda conta com recursos de machine learning e IA. Ele está totalmente ligado nas tendências, mostrando a evolução no segmento automotivo

Sua marca não pode perder a oportunidade de marcar presença no metaverso e fortalecer a experiência híbrida – do online para o offline.

Plataformas em nuvem

Até 2027, o Gartner prevê que mais de 50% das organizações usarão plataformas de nuvem para acelerar suas iniciativas de negócios. Essas nuvens criam valor para as organizações pois incorporam serviços de nuvem tradicionalmente adquiridos separadamente em soluções relevantes do setor pré-integradas, mantendo a personalização. Elas proporcionam agilidade organizacional, aceleram a inovação e o tempo de valorização, por isso são tão relevantes aos negócios.

Gestão de confiança, risco e segurança de IA

Visando a transparência, confiança e segurança de IA, até 2026 as organizações devem alcançar uma melhoria de 50% nos resultados em termos de adoção, metas de negócios e aceitação do usuário.

Durante a pesquisa, foi revelado que 41% das instituições sofreram uma violação de privacidade de Inteligência Artificial ou um incidente de segurança. No entanto, essa mesma pesquisa descobriu que as empresas que gerenciavam ativamente o risco, a privacidade e a segurança da Inteligência Artificial obtiveram melhores resultados nos projetos de Inteligência Artificial.

Outro ponto que merece nossa atenção é a capacidade de adaptação da inteligência artificial diante dos desafios propostos. Os esforços estão direcionados em ampliar a possibilidade de adaptação às mudanças que não estavam previstas ou disponíveis durante o desenvolvimento inicial.

Observabilidade Aplicada

Ações baseadas em dados também devem se consolidar em 2023 e nos próximos anos, visto que são eles que guiam, por exemplo, as campanhas de marketing de maneira confiável com o objetivo de trazer mais leads. Aliás, a capacidade de criar previsões mais assertivas é uma grande vantagem competitiva para as empresas em todos os departamentos, incluindo o financeiro. Quando aplicado sistematicamente, a observabilidade aplicada pode reduzir a latência de resposta e otimizar as operações de negócios em tempo real.

De acordo com estudo feito pela Salesforce divulgado na Exame, 78% dos profissionais de marketing entrevistados afirmam que o engajamento do cliente já é orientado por dados e 83% acreditam que a sua capacidade de atender às expectativas dos clientes depende de recursos digitais.

Superapps

Um superaplicativo é um aplicativo que fornece aos usuários finais (por exemplo, clientes, parceiros ou funcionários) um conjunto de recursos principais, juntamente com acesso a miniaplicativos criados independentemente. 

Até 2027, a Gartner prevê que mais de 50% da população global serão usuários ativos diários de vários superapps que são construídos como uma plataforma para oferecer experiências de aplicativos consistentes e personalizadas. 

A tecnologia de superaplicativos tem estado no noticiário recentemente porque Elon Musk disse que quer transformar o Twitter no primeiro superaplicativo verdadeiramente bem-sucedido na América do Norte. Superapps fizeram sucesso na Ásia com formulários de plano como WeChat, AliPay e Gojek.

Imunidade digital

Até 2025, as organizações que investirem na construção de imunidade digital aumentarão a satisfação do cliente diminuindo o tempo de inatividade em 80%.

Um sistema imunológico digital (DIS) combina práticas e tecnologias de observabilidade, testes aumentados de inteligência artificial (IA), engenharia de caos, correção automática, engenharia de confiabilidade do site e segurança da cadeia de suprimentos de software para aumentar a resiliência de produtos, serviços e sistemas.

O Banco Itaú adicionou recursos preditivos e de correção a seus sistemas de monitoramento para avaliar continuamente a saúde, melhorar o desempenho do sistema e fornecer informações sobre o que impulsiona a melhor experiência do funcionário e do cliente. Esses recursos aumentaram a correção automática de incidentes em 37% e diminuíram o tempo médio de resolução em 45%. As ferramentas de marketing digital que estiverem alinhadas a esta tendência, ganharão mercado.

Engenharia de plataforma

Para ajudar desenvolvedores, cientistas de dados e usuários finais e reduzir o atrito pelo valioso trabalho que realizam, empresas com visão de futuro começaram a construir plataformas operacionais que ficam entre o usuário e os serviços de apoio dos quais dependem.

A Gartner prevê que 80% das organizações de engenharia de software estabelecerão equipes de plataforma até 2026 e que 75% delas incluirão portais de autoatendimento para desenvolvedores.

Soluções sem fio

A integração de várias tecnologias sem fio fornecerá uma base técnica mais econômica, confiável e escalável que reduz as despesas de capital. Do wi-fi do escritório aos serviços para dispositivos móveis, a Gartner prevê que até 2025, 60% das organizações usarão cinco ou mais soluções sem fio simultaneamente. Dessa maneira, as iniciativas inovadoras voltadas à tecnologia se tornarão acessíveis aos clientes.

Tecnologia sustentável

Depois de lucro e receita, a preocupação dos CEOs com mudanças ambientais e sociais está no topo dos investimentos. Aliás, os gastos com sustentabilidade aumentaram em média 5,8% desde 2017. 

O conceito de ESG (environmental, social and corporate governance), conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada, tem sido muito explorado. É uma forma de medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização. Para acionistas e clientes, as empresas devem se preocupar cada vez mais com essas questões. 

E sabe o que mais além destas tecnologias está em alta? Substituir o controle em planilhas por um sistema de gestão de leads que automatiza a captura e distribuição dos leads. Dessa maneira, você e toda a equipe podem se concentrar em outros processos de vendas do negócio, oferecendo ainda mais qualidade de atendimento aos clientes. 

Fale com a equipe Followize e entenda mais sobre como a tecnologia e as ferramentas de marketing digital valorizam sua empresa.

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