Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Black Friday 2022: tendências para o setor automotivo

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Já estamos na contagem regressiva para a Black Friday 2022 e todos os segmentos estão agitados para elaborar estratégias que atraiam a atenção dos clientes. Com algum tempo de antecedência, você deve ficar de olho em todas as tendências que devem ditar o ritmo desta data tão relevante para os negócios e criar um planejamento que alavanque as vendas em concessionárias. Separamos as maiores tendências para a Black Friday 2022 no setor automotivo para que sua concessionária se destaque diante dos concorrentes, convertendo leads em clientes. Prepare-se!

O que é a Black Friday?

A Black Friday é aguardada por lojistas e consumidores por movimentar o mercado com grandes descontos que se tornam irresistíveis aos clientes. Comemorada sempre na última sexta-feira de novembro, a Black Friday é realizada no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, feriado tradicional comemorado nos Estados Unidos na quarta quinta-feira do mês.

Apesar de ser mais antiga, apenas em 2001 a Black Friday ganhou o título de maior dia de compras do ano. Entrando nesta onda, o Canadá também realiza sua Black Friday, mas ela acontece um mês antes. No México, “El Buen Fin” ou “O Bom Fim de Semana” costuma cair próximo ao Dia de Ação de Graças dos Estados Unidos, mas dura o fim de semana inteiro. 

O período de festas que antecede o Natal e, no Brasil, também coincide com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro para a população, se tornou uma data importante no calendário, por isso, indispensável para ações de marketing. 

Em 2021, ainda sofremos os impactos da insegurança gerada pela pandemia, mas de acordo com um levantamento da Neotrust, o período da Black Friday em 2021 trouxe um faturamento total de R$ 5,4 bilhões – 5,8% a mais que o mesmo período em 2020. As ofertas se dividiram ao longo do mês de novembro, o que pulverizou os resultados da Black Friday.

Expectativa para a Black Friday 2022

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou a projeção de novos licenciamentos de veículos até  final de 2022: 2,3 milhões, sendo 2,143 milhões de emplacamentos de automóveis e 157 mil para ônibus e caminhões. Tudo isso foi motivado pelo recorde de produção batido em agosto, com 238 mil unidades, representando aumento de 43,9% sobre agosto de 2021. 

As vendas de SUVs têm puxado a alta e a recuperação do setor automotivo, por isso, a expectativa é positiva. Mesmo em um ano de eleições e Copa do Mundo, o cenário ainda traz a possibilidade de números expressivos. Vamos trabalhar para isso!

Se os clientes estão de olho para adquirir algum produto (como veículos) ou serviço, é nesta época que a propensão ao fechamento é maior. Que tal incentivar os clientes a começar 2023 com um carro novo através da troca por um 0km? Também aproveite a oportunidade para atrair leads que visam a aquisição de um seminovo. 

Sua concessionária deve estar atenta aos novos hábitos dos consumidores em relação à pesquisa de informações sobre descontos e vantagens apresentados na Black Friday para não manchar a imagem com uma “Black Fraude”. Ou seja, nada de aumentar o valor às vésperas da Black Friday para reduzir durante o evento.

Tendências para a Black Friday 2022

Para quem condiciona vendas em grandes volumes a grandes investimentos, trazemos uma boa notícia. Com um planejamento comercial estratégico que reúna mídias digitais e um atendimento humanizado, é possível contornar os desafios na captação de leads na Black Friday. Concentre-se na definição da buyer persona e promova ações que despertem o interesse do público. 

black friday setor automotivo

Como a exigência dos consumidores está cada vez mais alta, para se preparar, o uso de um CRM é indispensável. Ele centraliza a gestão dos leads e oferece uma experiência única, determinante para a satisfação de um cliente. Pense gigante e acredite que a Black Friday 2022 promete resultados incríveis. 

Confira, a seguir, algumas tendências para a Black Friday 2022 no setor automotivo:

  • Integração entre o mundo real e virtual

Visando esta conexão entre o mundo real e o virtual, as marcas não podem dispensar a centralização de informações. No setor automotivo, este movimento é decisivo, porque apesar da pesquisa ser feita online, para fechar negócio os clientes buscam o showroom na concessionária. 

Canais online e offline precisam se integrar com a mesma comunicação. O CRM proporciona uma vantagem para padronizar este atendimento, visto que ele deve ser o mesmo por ligação, e-mail, WhatsApp e pessoalmente. 

  • Facilidade do Pix

O Pix revolucionou as operações financeiras e o setor automotivo também se beneficiou desta comodidade. Como a modalidade está em crescimento, a adesão ao meio de pagamento deve aumentar ainda em 2022. 

Sua concessionária pode oferecer descontos aos clientes que optarem por esta forma de pagamento. Para isso, pode ser necessário orientar os clientes sobre o aumento do limite Pix ou colocar a concessionária como um contato na lista de confiança para limites maiores de transferência. 

  • Vendas em marketplaces

Portais do segmento e marketplaces são ótimas ferramentas para atrair leads qualificados do segmento automotivo para a Black Friday 2022. Eles proporcionam uma redução no tempo gasto pela equipe comercial em uma venda, já que o lead virá mais determinado a fechar negócio. 

Invista na divulgação dos veículos mais desejados e apresente ofertas exclusivas para este grupo de pessoas vindas por estes canais. Descomplique a rotina comercial de sua concessionária e tenha controle total das oportunidades de venda com a organização comercial de um CRM automotivo ágil. 

O CRM identifica a origem e, mantendo o histórico de negociação, será possível manter a comunicação unificada. O Followize oferece integrações para o setor automotivo, conectando montadoras e portais de maneira rápida. Aí é só contar com a funcionalidade de distribuição de leads para o time comercial que aumenta as chances de conversão dos leads em vendas.  

  • Live commerce 

Seja pelo Instagram, pelo YouTube ou outra plataforma, o live commerce é um show de vendas realizado ao vivo para atingir um público ainda maior. A parceria com influenciadores digitais traz ainda mais destaque para o live commerce e prende a atenção dos seguidores, aumentando o engajamento e, é claro, as vendas. Oferecer descontos e benefícios exclusivos para quem acompanha o evento é um dos atrativos.

  • TikTok

O TikTok é uma rede social de vídeos curtos que permite compartilhar clipes divertidos com duração entre 15 e 60 segundos. Ele já chegou a 1 bilhão de usuários e muitas marcas estão aproveitando de maneira criativa o potencial do aplicativo. Como marca, vá muito além das dancinhas e utilize este potencial para atrair os leads do setor automotivo para a Black Friday 2022. Ainda dá tempo! 

Coloque os veículos e, é claro, o time comercial como protagonistas, apresentando os diferenciais da empresa. Quanto mais próxima ao público, maior o engajamento e os lucros. Não ignore o potencial desta rede social se quiser vender mais na Black Friday. 

A rede social já possibilita, inclusive, a compra de veículos dentro da plataforma. Sem sair do aplicativo, os usuários conhecem mais sobre o produto e solicitam um contato, permitindo uma jornada de compra ainda mais digitalizada. 

  • Reviews e feedbacks

É um hábito comum buscar informações sobre uma empresa e se deparar com comentários positivos e outros negativos, assim formamos nossa primeira impressão, optamos por fechar o negócio ou ficamos com um pé atrás. Compartilhar as provas sociais que melhoram a experiência do cliente e impactam positivamente na taxa de conversão é uma tendência e boa prática. 

Quer mais tendências para a Black Friday 2022 no setor automotivo?

Saia do tradicional! Interaja com leads de venda no WhatsApp, escale seu potencial de atendimento e facilite o trabalho da equipe. O CRM da Followize registra todo o histórico da conversa e é uma solução gratuita para usuários. O Whats To Follow está incluso no CRM para que atendentes e vendedores possam aumentar substancialmente as chances de venda através do principal aplicativo de troca de mensagens. 
Aliás, é a oportunidade que você esperava para reativar clientes inativos! Atrair leads é tão importante como reaquecer aqueles que já compraram em sua concessionária, mas ficaram quase esquecidos. Inspire-se com estas dicas e tendências para bater as metas na Black Friday 2022.

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