Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Centralização de leads: por que investir nesse recurso é fundamental?

centralização de leads

Contar com a sorte e atirar para todos os lados até acertar o lead com a estratégia correta é um risco aos negócios. Felizmente, já dispomos de ferramentas eficientes e muita tecnologia disponível para potencializar resultados que farão a diferença em sua empresa. A centralização de leads é o recurso que possibilita um aumento da produtividade do time comercial e reduz margens de erros na operação, tornando-a escalável e previsível. Conheça mais vantagens de implementar a centralização de leads no processo de vendas.

Processo de vendas centralizado

Diretores comerciais relatam que, por vezes, se sentem vendados diante da falta de centralização de dados dos leads ou dos clientes. Isso acontece pois são diversas ferramentas utilizadas para promover a gestão do processo, mas que não possuem integração, impossibilitando a visão 360°. Tudo fica nas mãos dos vendedores e obter informações sobre cada etapa é inviável. 

A concentração de dados em diferentes plataformas já é considerada inadmissível em uma cultura baseada na análise destas informações para tomada de decisão. Embora seja possível extrair e cruzar os dados, este processo leva tempo, o que pode ser crucial em um mercado tão competitivo (onde destacamos o B2B). A centralização promove análises mais aprofundadas e tomadas de decisão mais assertivas, já que são orientadas a dados.

Mas então, qual é a saída? O uso de um CRM que permita essa unificação revolucionou a rotina comercial em empresas.

Ele permite a automação de cadastro dos leads, busca automatizada de informações, análise de performance do processo de vendas como um todo, registro de leads recebidos em diferentes canais (site, WhatsApp, landing pages, ligações telefônicas e mais), efetua o controle sobre os investimentos de marketing, entre outras vantagens que vamos apresentar agora.

Vantagens da centralização de leads

Com um processo de vendas que funcione na prática, o maior beneficiado é o cliente, por isso todos os esforços devem ser direcionados em ações que foquem neste propósito. 

Prepare sua equipe para potencializar os resultados através destas vantagens que destacamos a seguir.

  • Entrega de valor ao cliente

Quando os departamentos de marketing, vendas e customer success estão alinhados, o cliente enxerga claramente mais valor em seu produto ou serviço. Para obter este grande feito (que não é utopia!), a interação entre eles (e seus respectivos responsáveis) deve ocorrer através de um sistema de CRM em que as informações são compartilhadas, seguindo a estratégia definida.

  • Visão total do processo de vendas

Se a plataforma de CRM proporciona uma visão mais clara de valor ao cliente, nada mais justo do que também trazer como benefício ao diretor comercial uma visão total das ações realizadas. Mas não é só isso: ele apresenta detalhes sobre o desempenho de cada um dos membros da equipe, permitindo um feedback personalizado. 

Em um dashboard, visualiza-se a receita gerada, performance das equipes e outros indicadores específicos, permitindo ajustes de rota durante o mês. Não é mais necessário gerar o relatório mensal, avaliar cada modelo, compilar as análises que identificam gargalos e desperdícios de recursos. O foco se mantém no planejamento de soluções estratégicas em um tempo muito menor.

  • Assertividade na tomada de decisões

Além de promover uma tomada de decisões mais assertiva considerando o histórico, sejam momentâneas ou de investimentos futuros, o uso de um CRM traz como diferencial a capacidade de vislumbrar as tendências de mudanças de mercado. 

Analisar os dados traz informações relevantes sobre o comportamento do cliente, indicando ações que evitem taxas de cancelamento ou evasão. Também é uma oportunidade para identificar quais os melhores canais para investimento e quais estratégias de vendas geram mais conversões. Visando a entrega de valor ao cliente, avalie possibilidades de aumento na taxa de fidelização, antecipando suas necessidades.

  • Dados atualizados

Que gestor comercial nunca quebrou a cabeça até localizar as informações solicitadas de última hora pela diretoria? A prestação de contas não deve ser traumática – a não ser que ela esteja dentro de uma infinidade de planilhas do Excel desatualizadas. É por isso que o CRM conquistou todos os níveis hierárquicos, possibilitando mais autonomia. 

Ao monitorar toda a operação do time em tempo real, sem a necessidade de perguntar um a um qual tarefa está executando, os vendedores se concentram em suas atividades de rotina e tudo flui. Quando houver a necessidade de intervir, o coordenador comercial também saberá, pois todos os passos do lead estarão registrados na ferramenta, desde sua entrada até o pós-venda. Está tudo sincronizado.

  • Experiência do cliente 

Um atendimento ruim é decisivo para que um cliente jamais faça negócios novamente. Em tempos de redes sociais, o alcance de uma experiência negativa pode manchar a reputação da empresa, custando muito caro. Sua empresa não quer correr um risco assim. 

Desde a interação inicial, o vendedor não deve perder o timing do negócio. Este é o pesadelo de 11 entre 10 vendedores e, como cada segundo é valioso na jornada do cliente, vamos acelerar as vendas. A tecnologia  disponível em um CRM contribui na automação para encerrar processos manuais que geram mais dificuldade no atendimento ao lead. 

Contar com um CRM que centraliza e rastreia as informações dos clientes, sejam hábitos de compra, elogios ou reclamações, é diferencial competitivo de mercado. Isso evita que clientes tenham que repetir as reclamações para mais de um atendente, além de registrar qual o tempo de resolução do problema.

  • Identidade de marca 

Ao longo da jornada de compra, o cliente deve sentir que a comunicação é direcionada a ele. Se em algum momento ele notar que a linguagem não está alinhada à identidade da marca, sentirá a incongruência. 

São diversos casos em que a marca investe em uma publicidade voltada à preocupação com causas sociais e ambientais e essa questão é desmascarada por clientes ou o consumidor é desrespeitado em seus direitos básicos. Manter a consistência é um trabalho em conjunto e o CRM colabora na integração de informações.

Conclusão

Com todos os esforços de uma equipe direcionados ao mesmo propósito, o lead só tem a ganhar. Com a centralização de leads através de um CRM você acaba com a desorganização na empresa e todos passam a falar a mesma língua. 

O resultado de um gerenciamento de vendas automatizado é cheio de vantagens tanto para os clientes quanto para o time comercial e reverberar em toda a empresa. Quer adicionar um benefício que não citamos antes? A automatização de distribuição de leads entre equipes comerciais. 

Na prática, isso significa que quando o lead chega no sistema, você não precisa clicar manualmente em cada contato para direcionar ao responsável. As regras são definidas de acordo com critérios específicos do seu negócio. 

Não importa se até hoje você fez tudo em planilhas do Excel, sabe por que? O sistema da Followize permite a importação da base de cadastros e mailings específicos. São diversos campos como: equipe, interesse, mídia, campanhas e muitos outros.

Saiba que você também pode unificar as oportunidades de vendas com um CRM integrado com WhatsApp para aumentar seus canais de atendimento, facilitando o trabalho em equipe. Traga mais segurança ao processo de vendas, aperfeiçoando a experiência do cliente com a centralização de leads promovida pela Followize. Fale com nosso time de especialistas.

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