Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Entenda como um CRM alavanca vendas digitais e descomplica a rotina comercial

crm para alavancar as vendas digitais

Quando você desconhece a melhor rota entre o ponto A ao ponto B, o ideal é recorrer a um GPS. Ele também traz outras vantagens, como o tempo estimado para sua chegada, indica como está o trânsito pela região, informa a velocidade permitida em cada trecho e muito mais. Mas o que isso tem a ver com um CRM? Muito! Imagine contar com um GPS na rotina comercial. Bom, podemos comparar o CRM com um GPS, especialmente para quem deseja utilizar o CRM para alavancar as vendas digitais. Comece a explorar a partir de agora os recursos disponíveis em um CRM e utilize-os em seu negócio.

Primeiros passos com um CRM

Se tem algo que o brasileiro deve deixar para trás é o preconceito na hora de entender o quanto a tecnologia pode apoiar sua rotina. Bom, com o GPS também foi assim, afinal, quem ainda usa exclusivamente os mapas e guias físicos em viagens? Essa mão na roda se aplica às vendas.

Somos bombardeados o tempo todo por informações em relação aos novos recursos que surgem, por isso, aprender a interpretá-las é essencial, assim como verificar de que maneira se encaixam em sua empresa. O CRM é uma ferramenta de muito valor.

Quem nunca avançou neste quesito, seja por medo ou desinformação, está perdendo espaço no mercado, já que grandes inovações podem ser aplicadas a negócios de diversos portes, em especial, aqueles que almejam alcançar uma expansão, afinal, sua microempresa não se manterá assim para sempre, não é?

Tudo bem se até hoje você não se aprofundou no tema, mas se a partir de agora não quiser desbravar suas vantagens, estará correndo riscos. Quando a concorrência chegar focada, pode ser bem tarde para que você dê os primeiros passos. Vamos ultrapassar os limites conhecendo o terreno em que estamos avançando?

CRM na prática em 3…2…1

Esclarecer como um CRM é utilizado para alavancar as vendas digitais é uma etapa importante para que diretores comerciais e coordenadores de vendas possam transmitir claramente à equipe todos os benefícios. Quanto maior for o engajamento do time, maiores serão as chances de sucesso e a informação é uma aliada.

CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management. Traduzindo para o português: Gestão de Relacionamento com o Cliente. Seu objetivo é organizar e automatizar funções de contato com o cliente, seja para vendas ou marketing. Na prática, você já deve realizar processos eficientes para atender o cliente, mas saiba que tudo pode ficar ainda melhor.

Um bom processo de vendas está em constante evolução, visando um controle de fluxo de leads com qualidade e um tempo cada vez menor. O CRM é um software que agrega ao processo comercial por automatizar ações, mas para a Followize e seus clientes, representa uma solução ainda mais completa.

Conheça suas funcionalidades que vão muito além do básico – pelo menos nas melhores ferramentas:

  • Cadastro de clientes (pessoas ou empresas)
  • Criação de funil de venda
  • Gestão de leads
  • Gestão do time de vendas
  • Integração com plataformas
  • Dashboard e relatórios

A indisponibilidade de qualquer uma das funções descritas acima implica no prejuízo no processo como um todo. Por exemplo: sem integrar o CRM com plataformas, muitas ações continuam manuais e passíveis de erros. Sem a gestão do time de vendas, não é possível realizar melhorias visando alta performance.

Como alavancar vendas com um CRM

O CRM é o parceiro ideal para que sua empresa aplique a inteligência de negócio, mas como alavancar as vendas através da utilização de um CRM? Ele é um agente facilitador para a equipe comercial, basta colocar algumas estratégias em ação. E o primeiro item é a comprovação disso!

  • Tenha boas estratégias

Definir estratégias consistentes que estejam alinhadas às necessidades do negócio representam um grande avanço em empresas que até hoje não utilizaram o CRM. Através dos indicadores e métricas, você encontrará dados que permitirão estabelecer um comparativo entre o cenário atual e até criar previsões para o futuro. Esteja disposto a ajustar a rota, conforme passa a conhecer mais sobre os hábitos dos clientes e também do time de vendas. 

  • Investigue o lead

Desde o primeiro contato do lead com sua empresa até a etapa de fidelização do cliente, não perca nenhuma chance de entender quais motivos levaram o prospect até você. No ambiente digital, diversas são as formas de conversão e a integração também se faz necessária nesse momento.

Seja por ligação telefônica, chat no site, formulários em landing pages ou outras formas, a origem do lead deve ser identificada para que em um futuro próximo a empresa possa investir nos canais que mais convertem. 

Mas não é só isso: a qualificação do lead também possibilita o entendimento sobre objeções e visões sobre seu produto ou serviço que vão apoiar o time comercial a vender mais. Para isso, basta registrar todas as informações no CRM e, é claro, compartilhar com a equipe. Os insights obtidos renderão bons frutos no faturamento. 
Também não são raras as oportunidades de desenvolver novos produtos ou serviços baseados nesta pesquisa com leads ou clientes, visando maior aderência no mercado. Formas de pagamento também podem ser avaliadas para gerar mais vendas e satisfação do cliente.

  • Nunca pare de inovar

Estagnar na inovação é um erro, pois o CRM é apenas uma das tecnologias que você deve contar em sua empresa para promover a gestão dos leads de maneira eficiente. Sua capacidade de centralizar todos os dados é uma vantagem competitiva de mercado, pois proporciona que rápidas decisões sejam tomadas, baseadas em informações seguras, como os próximos investimentos que serão feitos.

O que falta para alavancar as vendas digitais?

O CRM é a ferramenta perfeita para atender e distribuir leads automaticamente, garantindo a otimização do tempo dos vendedores. Com isso você aproveita que o lead ainda está aquecido e amplia as chances de vender com assertividade. 

Falamos sobre os canais de origem que podem ser identificados na integração via CRM, pois eles são importantes para estratégias online. Eles funcionam como uma vitrine virtual para as empresas e, considerando que, segundo pesquisa, a população brasileira passa, em média, quatro dias inteiros por semana totalmente conectada (equivalente a 197 dias por ano), sua captação de leads deve avaliar quais são os melhores canais e marcar presença. A integração de Followize com WhatsApp é mais que uma funcionalidade, é uma facilidade. 

Independente do processo comercial que você aplique ou que esteja projetando para a empresa, para que não haja dúvidas sobre o tema, exploramos os detalhes das etapas do ciclo de vendas (prospecção, qualificação, oferta, follow-up, negociação, fechamento e pós-venda) neste artigo que ficou super completo. Para isso, sugerimos a leitura de Ciclo de vendas: otimize o processo para alcançar mais receita

Caso você, diretor comercial ou coordenador de vendas, ainda esteja inseguro sobre como um CRM organiza e analisa os leads de maneira completa e eficiente gerando maior produtividade e lucros, fale com nossos especialistas. Temos cases de sucesso em diversos segmentos e um deles certamente irá direcionar seu caminho.

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