Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Descubra como utilizar o marketing conversacional para engajar mais leads

marketing conversacional

O conceito de marketing conversacional deve ganhar ainda mais evidência diante da busca de clientes por experiências personalizadas e humanizadas. Com o avanço da tecnologia, é possível manter um alto nível de engajamento dos leads através de ferramentas de automação de marketing? O marketing conversacional nos mostra que sim. Vamos entender mais sobre o assunto e verificar suas aplicações nos negócios.

O que é marketing conversacional?

Talvez você nunca tenha ouvido ou lido sobre o termo, mas ao compreender do que ele trata, vai se identificar. O marketing conversacional, como o próprio nome sugere, estabelece a conversa como forma de se conectar ao lead. O uso de chatbots com inteligência artificial possibilita que isso seja uma realidade cada vez mais acessível. 

O marketing conversacional não deve ficar de fora de sua estratégia, pois ele soluciona o antigo desafio de escalar as interações sem parecer que o usuário fala com um robô. Também sabemos que é inviável manter uma pessoa respondendo contatos 24 horas por dia, 7 dias da semana. 

O chatbot pode atender mais de um cliente de uma vez e sanar dúvidas que aumentam as chances de conversão, assim o lead chega em uma etapa mais avançada de conhecimento que realmente necessite do auxílio de um vendedor. 

Por isso não é exagero afirmar que o marketing conversacional otimiza tempo e dinheiro para as vendas, então, não há motivos para ignorar a estratégia. 

Como o marketing conversacional é feito?

Nesse momento em que já iniciamos uma explicação sobre o marketing conversacional, você deve ter pensado em diversas possibilidades de uso ao negócio, não é mesmo? Para explorar todos os recursos do marketing conversacional, é preciso aprofundar os conhecimentos nos elementos que fazem dele uma ferramenta tão poderosa.

  • Uso do tempo 

Nosso tempo, seja como cliente ou como vendedor, está escasso. A busca por respostas simultâneas determina o sucesso ou o fracasso em uma venda e se o seu concorrente já domina o marketing conversacional, é preciso correr atrás do prejuízo. 

Já reforçamos que chatbots entregam tudo quando o assunto é atendimento 24×7, mas eles também possuem outras vantagens agregadas. 

Uma delas é que milhares de informações estão disponíveis no sistema e podem ser acessadas em frações de segundos para esclarecer uma dúvida. Enquanto manualmente o operador de atendimento teria que interpretar a pergunta e fazer uma busca em um banco de dados, a inteligência artificial faz  isso automaticamente. O nível de precisão é determinado pelo desenvolvimento da AI e da qualidade do banco de dados disponível para consulta. 

Quando você limita a via de comunicação ao preenchimento de um formulário em que a resposta virá assim que houver uma disponibilidade humana, é melhor repensar. Você pode perder grandes oportunidades ao não utilizar um chatbot que explora o melhor do marketing conversacional. 

  • Atendimento personalizado

As empresas vivem reforçando que cada cliente é único e é isso que queremos transmitir, mas quantas efetivamente conseguem traduzir essa afirmação na prática? Quando o lead sente que o atendimento é exclusivo, a chance de conversão é maior. 

O marketing conversacional visa promover a captação de informações para tornar o contato ainda mais pessoal. Através dos dados coletados, os insights serão obtidos para direcionar a jornada do lead. 
Imagine que um lead chega até o site de sua concessionária de veículos com uma simples dúvida em um modelo 0km e passa a receber materiais sobre seminovos. A falta de alinhamento prejudica os negócios, desperdiçando a chance de faturar ainda mais com um carro 0km ao invés de um usado.

Aplicações do marketing conversacional

É verdade que o ambiente online favorece o marketing conversacional, pois através dele muitas ações podem ser automatizadas, mas as lojas físicas também podem participar e se beneficiar. 

Para que isso aconteça, é essencial registrar as informações obtidas pessoalmente (ou em ligação, como em um call center) em um sistema, sejam dúvidas, feedbacks e insights. Vamos falar um pouco mais sobre cada um dos canais de uso do marketing conversacional. 

  • Redes sociais

Utilizadas tanto para estreitar o relacionamento com os clientes quanto para gerar oportunidades de venda, as redes sociais estão presentes na vida dos usuários o tempo todo, seja profissionalmente ou para lazer. 

É difícil se desconectar, por isso os leads podem enviar uma mensagem de interesse em seu produto ou serviço a qualquer hora, dependendo do momento que forem impactados. Mesmo contando com um chatbot, um social media deve ficar de olho nas interações para se certificar de que tudo está sob controle e até sugerir ajustes visando a melhoria das respostas da inteligência artificial. 

  • Call center

Foi-se o tempo em que ao ligar para um call center o usuário exigia a intervenção direta de um humano. Agora, dúvidas como consultas de saldo, envio de segunda fatura e outras informações são desempenhadas pela Unidade de Resposta Audível (URA). 

Mais do que um atendimento robotizado, as URAs oferecem o melhor do marketing conversacional para promover uma experiência positiva ao cliente. Em último caso, se necessário, o atendimento humano estará disponível. 

  • Site 

Quando um lead acessa seu site, ele dá indícios de onde está seu interesse. Caso navegue por muito tempo em uma página, a curiosidade é maior, então, abordá-lo faz todo o sentido. Um chat que surja nessa tela com um pequeno formulário pode esclarecer informações valiosas que direcionam uma conversa. 

Disponibilidade de outros modelos ou tamanhos, formas de pagamento, tempo de entrega e outros assuntos possibilitam que o diálogo seja construtivo para ambas as partes. Quando a recorrência de perguntas iguais é considerada atípica, é necessário criar uma estratégia para esclarecer a dúvida. 

  • Aplicativos

Em um momento no passado, o SMS foi o auge da inovação para o marketing conversacional. Agora contamos com os aplicativos de mensagens instantâneas que prendem nossa atenção.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Datafolha em 2022, 92% dos entrevistados possuem conta no WhatsApp e utilizam a ferramenta para falar com amigos, familiares e com empresas. O WhatsApp também está na liderança com 44% da preferência entre as redes sociais. 

5 vantagens de investir nessa nova tendência

Separamos 5 vantagens para que você comece agora a implementar uma estratégia de marketing conversacional em sua empresa:

  1. Agilidade no atendimento ao lead e ao cliente
  2. Disponibilidade de atendimento
  3. Automatização de processos 
  4. Evidência para sua marca
  5. Aumento na geração de leads

De olho nas tendências

Sabe aquela receita de sucesso? Quando abordamos o marketing conversacional, também existem elementos que não podem faltar para garantir a eficiência da estratégia. 

Interfaces amigáveis: diálogos naturais com interfaces simples nas redes sociais em que seus clientes mais utilizam 

Conteúdos personalizados: para engajar a persona, os conteúdos devem transmitir a identidade da empresa de forma personalizada

Rapidez nas respostas: os bancos de dados completos auxiliam os chatbots a fornecer informações com agilidade e assertividade

Tanto para novos contatos quanto para manter relacionamentos comerciais a longo prazo, o uso de marketing conversacional traz bons resultados. Aplique a estratégia de forma correta e acompanhe o aumento das conversões de vendas. 

Para gerenciar tantas oportunidades, utilize Followize, uma ferramenta para centralizar todos os seus leads, do seu jeito! Integrada ao WhatsApp, Instagram, Facebook, Google Ads e outros aplicativos, você multiplica as possibilidades de receber novos leads de diversas origens. 

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