Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Transforme suas vendas pelo WhatsApp e utilize todos os recursos disponíveis

Marcar presença em um dos canais de comunicação mais utilizados do Brasil e não aproveitar as oportunidades que ele disponibiliza para estabelecer uma aproximação com seus clientes é um desperdício. O WhatsApp é peça fundamental na estratégia de negócio de empresas que oferecem produtos ou serviços e, com o planejamento alinhado, o WhatsApp Marketing tem tudo para alavancar suas vendas. 

Vamos explorar as possibilidades desta poderosa ferramenta com as melhores práticas de divulgação, técnicas de abordagem mais efetivas e muitas ideias para aperfeiçoar seu uso na rotina comercial. Suas vendas pelo WhatsApp vão decolar. 

O que é e qual a importância de vendas pelo WhatsApp Marketing?

Socialmente ou profissionalmente, as pessoas querem se conectar e o WhatsApp é uma ferramenta que permite estreitar os relacionamentos com clientes atuais, assim como alcançar leads

Por ser uma solução tão acessível, ganhou espaço garantido nos smartphones dos brasileiros e gerou uma maneira única de interação com marcas. Operadoras de telefonia até disponibilizam WhatsApp ilimitado em seus planos de celular, o que reforça ainda mais a importância da ferramenta e seu potencial para vendas. 

O uso de chatbots viabiliza respostas em tempo real para as dúvidas mais comuns e resolve algumas questões sem a intervenção humana. Além disso, através das conversas, é possível extrair insights sobre produtos, serviços e negócios, seja para melhorias ou criação de novas soluções para o mercado, antecipando as necessidades. 

Se você já utiliza o WhatsApp em seu dia a dia ou quer começar agora, mas ainda tem dúvida sobre como ele pode favorecer os negócios, siga a leitura. Explore as vendas pelo WhatsApp junto com sua equipe e torne o WhatsApp Marketing um diferencial. 

WhatsApp Marketing é o mesmo que WhatsApp Business?

WhatsApp Business é a versão para uso corporativo do WhatsApp. Ele disponibiliza a montagem de um catálogo com produtos e serviços da empresa, recurso que agiliza e facilita a negociação. Nessa vitrine virtual imagens e valores são apresentados possibilitando que o cliente conheça sua marca com mais detalhes. 

As etiquetas também são vantajosas no WhatsApp Business, pois permitem mais organização, especialmente quando mais de uma pessoa utiliza o WhatsApp. Através delas você pode agrupar os clientes em categorias e promover uma abordagem mais assertiva. 

No menu de estatísticas do WhatsApp Business, é possível analisar os dados de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas, com o objetivo de promover melhorias. Em resumo, o WhatsApp Business é uma versão com mais recursos e que pode ser conectado a outros softwares de gestão, controlando ainda mais a comunicação com os contatos. Podemos dizer então que o uso do WhatsApp Business é parte do WhatsApp Marketing, ou seja, a estratégia de marketing voltada à ferramenta.

Vantagens do uso do WhatsApp Marketing

Seguindo por nossa jornada de conhecimento, vamos revelar as vantagens do WhatsApp Marketing para empresas. A partir desse momento você encontrará os benefícios ao implementar essa solução. 

  • Melhor relacionamento com o cliente

Por ser uma ferramenta de comunicação mais pessoal, o WhatsApp proporciona um tom de bate-papo, algo informal com o cliente. Enquanto uma ligação telefônica é invasiva, uma mensagem de áudio no WhatsApp é vista como mais conveniente, já que o cliente ouve assim que tiver disponibilidade. 

  • Apelo visual

A troca de mensagens de texto e áudio no WhatsApp já são atrativas, quando inserimos o recurso visual, sua empresa ganha pontos. Seja em imagens estáticas ou vídeos, a taxa de conversão aumenta significativamente. É importante respeitar a frequência de disparo assim como o interesse demonstrado para evitar o bloqueio do cliente. 

  • Negociação agilizada

Favorecendo os negócios, o WhatsApp Marketing tem a funcionalidade de permitir a qualificação do lead com eficiência e assim impulsionar as vendas. Quanto mais rápida e otimizada for a troca de mensagens, maiores são as chances de fechar negócio.

  • Listas de transmissão

Com o recurso das listas de transmissão, é possível atingir os clientes da empresa para divulgar promoções, informar sobre eventos ou até mesmo enviar notícias pertinentes ao segmento. Os clientes podem ser organizados de acordo com os interesses, o que aumenta a possibilidade de acertar no alvo. 

  • Humanização da marca

Apesar de citarmos o chatbot como um recurso eficiente, mantenha a marca humana sempre que tiver a oportunidade. Invista em fotos profissionais dos colaboradores para utilizar como perfil no WhatsApp ao invés do logo. Essa atitude gera empatia e identificação dos clientes, ou seja, mais abertura para os negócios. O atendimento humanizado é possível mesmo com a tecnologia em alta. 

  • Exclusividade pelo WhatsApp

Para gerar ainda mais exclusividade aos clientes que se mantém em contato via WhatsApp, crie promoções personalizadas e divulgue em primeira mão para esse público. Assim, cada vez mais os clientes sentirão vontade de participar do seleto grupo de WhatsApp de sua empresa. 

Como criar uma campanha de vendas pelo WhatsApp Marketing

O que funciona no WhatsApp Marketing não é exclusivo desse meio, mas é sempre bom recordar alguns pontos que devem ser estrategicamente pensados e aplicados. 

  1. Segmentação do público: uma mensagem que atinge um público errado pode gerar uma péssima impressão à marca. Invista na segmentação do público para evitar erros como a oferta de seminovos a leads que buscam um veículo 0km. 
  2. Mensagem assertiva: assim como o público deve ser bem definido, a mensagem deve falar a mesma língua que a persona, trazendo uma solução às dores dos leads. 
  3. Materiais de campanha: defina se a campanha contempla apenas mensagem de texto, possui layouts ou vídeos e analise como é a receptividade do lead à estratégia, realizando testes A/B.
  4. Gatilhos mentais: visando manter persuasão com credibilidade, invista em gatilhos como escassez ou prova social que gerem identificação do público.
  5. Filtre leads: qualificar o lead antes de encaminhar ao time comercial é uma necessidade, por isso estabeleça os parâmetros da campanha para otimizar a jornada do cliente.

O ideal é que o WhatsApp esteja integrado a uma plataforma de gestão de leads para acompanhar o histórico, desde a origem até os interesses, eliminando o risco de perder uma oportunidade, afinal, você quer usar o WhatsApp para vender.

O que não fazer no WhatsApp Marketing

A vontade de começar a utilizar o WhatsApp Marketing é quase incontrolável, não é mesmo? Por isso, vamos falar rapidinho sobre alguns pontos de atenção para que sua estratégia funcione 100%. 

Não ignore a LGPD: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP) impede que empresas compartilhem dados dos clientes sem a permissão dos mesmos. Mesmo que você já tenha feito negócio com o cliente, ele tem o direito de deixar de receber as mensagens da sua empresa. Comprar uma lista fria de prospects, nem pensar. 

Cuidado com o envio de mensagens em massa: promovendo a prática do spam, sua conta pode ser bloqueada. Se uma grande quantidade de mensagens for disparada e os leads denunciarem sua conta, a chance de obter mais resultados negativos do que positivos aumenta. 

Esclareça o horário de funcionamento: os chatbots estão disponíveis 24×7, mas se um lead quiser falar com um atendente, deixe claro o horário em que o profissional estará disponível. 

Com essas recomendações, você terá sucesso em sua estratégia de WhatsApp Marketing. Com Followize, saiba de forma automática se o lead possui conta WhatsApp e comece uma conversa com apenas um clique. Cada membro da equipe pode utilizar a extensão sem dificuldades e com números diferentes. 
Descubra tudo sobre Followize e WhatsApp para gerenciar as oportunidades de venda de um jeito mais simples. Fale com nossa equipe!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Conteúdos sobre leads, marketing e vendas direto no seu e-mail.

Prometemos não utilizar suas informações para envio de SPAM.

Siga a Followize