Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

CRM para microempresas proporciona vantagem competitiva no mercado

Começar uma empresa sem planejamento algum é um risco que faz grande parte das PMEs fecharem as portas no Brasil logo nos primeiros anos de criação. Não faça parte das estatísticas: independente do porte de seu negócio, estruture processos desde o início com o apoio da tecnologia. Conheça os benefícios do uso de um CRM em microempresas para conquistar clientes e se destacar da concorrência. 

Desafios de empreender no Brasil

Empreender está no sangue do brasileiro e, geralmente, as empresas começam menores. Até alcançar um patamar de maior destaque, alguns tropeços podem colocar tudo a perder. 

De acordo com dados do Ministério da Economia, 30% do PIB brasileiro é formado por micro e pequenas empresas, que também são responsáveis por cerca de 70% das contratações formais no país. A importância é tanta que foi criado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE), também conhecido como Dia do Empreendedor, comemorado em 05 de outubro. 

Essa pulverização dos negócios nas mãos dos empreendedores faz a economia girar e o país crescer. É claro que nem tudo é tão simples. O Brasil é o sétimo país em relação ao número de empreendedores. Dos mais de 43 milhões de empreendedores, 14 milhões já tocam um negócio há pelo menos três anos, porém, o restante fecha as portas nos primeiros anos. É notável que a concorrência exige um diferencial. 

Ao buscar estratégias de crescimento, empresários se deparam com alguns desafios e a tecnologia pode apoiá-los nesta empreitada. Se posicionar como uma empresa competitiva desde o início facilita o processo organizacional. 

Além de uma ferramenta, um sistema e uma estratégia, implementar um CRM em micro ou pequenas empresas proporciona uma cultura de pensar grande. Quando você se enxerga gigante, a chance de transmitir esta noção aos clientes é ampliada. 
Aproveite o benefício que o CRM em microempresas proporciona, tornando esta tecnologia a parceira ideal para melhorar o relacionamento com os clientes e aproveitar as oportunidades que surgem.

CRM para microempresas funciona?

Bom, já exploramos o significado de CRM – Customer Relations Management em outros posts, mas para resumir (bem resumido mesmo), um CRM promove a gestão de relacionamento com o cliente, buscando a fidelização e garantindo que ele volte a fazer negócio com sua empresa. 

Quando você opta por criar uma estratégia centrada no cliente, em suas necessidades e desejos, explorando as entrelinhas, a assertividade é maior. Economiza-se tempo e dinheiro em processos. É o sonho de todo empresário, do micro ao CEO de multinacionais. 

Bem no comecinho de uma microempresa, não é impossível realizar essa gestão de leads. Como você provavelmente atende o cliente, conhece todos os produtos e serviços, pode informar de bate e pronto prazos, negociar valores, tudo é personalizado e fica armazenado na memória. 

Mas imagine lembrar todas as preferências de 50 clientes, 500 clientes, 1000 clientes. Impossível! Ainda mais contando com uma equipe em que cada um desempenha seu papel e as informações precisam se integrar.

Em um CRM, você terá a possibilidade de centralizar os dados, as informações para contato e até essas preferências que tornam a experiência com sua empresa mais exclusiva. Não perca a essência de microempresa mesmo quando estiver gigante no mercado. 
Com o uso da ferramenta, sua empresa vai se tornar inesquecível em diversos momentos, como ao disponibilizar um cupom de desconto ao cliente no dia do aniversário ou antecipar uma necessidade, como a renovação de um serviço que vai expirar. Use todos os dados para favorecer o cliente e, é claro, o seu negócio. Promover uma pesquisa de satisfação do cliente é um bom termômetro para entender o que precisa ser aperfeiçoado.

Crie um negócio para o mundo

Sabe aquela máxima de que devemos criar os filhos para o mundo? Com os negócios, também funciona assim. Mantê-los sem qualquer chance de crescimento, limitando sua capacidade de alçar voos, pode influenciar negativamente em um mercado que está aberto às inovações constantes. 

Preparado para inovar? Então vamos explorar os pontos que um CRM em microempresas pode apoiar o empreendedor através de seus recursos analíticos.

Com um CRM você terá a possibilidade de reduzir o churn, identificar a origem da reclamação de clientes, identificar oportunidades para otimizar canais de vendas, reduzir custos operacionais, avaliar quais estratégias de marketing trouxeram mais resultados e quais pontos de atendimento levam o cliente a deixar a empresa.

Não ter o controle de dados impede qualquer avanço no relacionamento com os clientes, além de impedir melhorias no sistema organizacional.

Como impulsionar uma microempresa?

Se você tivesse a opção de centralizar todos os seus leads, do seu jeito, certamente você faria. A boa notícia é que você pode e não precisa mais utilizar planilhas no Excel para isso. A Followize é uma solução efetiva da pré-venda ao fechamento, facilitando a vida dos envolvidos no processo comercial. 

Bora profissionalizar a gestão dos negócios, integrando a plataforma de CRM aos pontos de contato da empresa (site, redes sociais, landing pages, e-mails, entre outros), facilitando o processo de compra e vendas. 

No caso da Followize, a integração pode ser feita via API com os formulários do site, portais verticais e ferramentas de chat para capturar as informações para o software. Após esta etapa, é encaminhado um aviso de conversão. 

Com a conversão em seu site, Followize envia automaticamente um alerta via e-mail, sistema e notificação push, informando ao atendente responsável que há um novo lead para atendimento. Na Followize, conte com um onboard consultivo ou autoguiado. Em ambas as modalidades, você terá o suporte de nosso time de sucesso do cliente. 

Mesmo que hoje você seja o único integrante do departamento comercial, notará como o sistema automatiza a captura e distribuição dos leads. Assim, você elimina o desperdício de tempo com tarefas manuais para se concentrar em estratégias que tornarão seu empreendimento ainda maior. 

Se você compreendeu a importância de um CRM em uma microempresa, vai buscar aquela ferramenta que ofereça mais diferenciais de mercado e proporcione resultados mais consistentes. Seja criterioso e exija o melhor.

Como funciona a gestão de leads na plataforma Followize?

A ferramenta se destaca para clientes e vendedores e, entre os benefícios que facilitam a rotina do time comercial, estão a possibilidade do uso de filtros que organizam a gestão da base de leads. Visualizar todas as informações de contato e o histórico de interação de leads é simples na plataforma. Você pode inserir tarefas, propostas, anotações, percepção e conclusão do processo de venda.

Para falar a mesma língua que seu cliente, utilize o Whats To Follow, a solução que amplia as chances de venda. A extensão é totalmente gratuita para usuários e aproveita a oportunidade de conectar a empresa ao cliente no maior aplicativo de troca de mensagens do mundo. Esteja disponível onde seus clientes estiverem!

O CRM é um passo em direção à transformação digital e, em microempresas, ele representa um crescimento planejado. Estruture seus processos para articular novas etapas. 

Chega de se desdobrar. Você encontrou um parceiro que não te abandona nesta caminhada, afinal, nosso início também foi assim. Um CRM para microempresas é tudo o que você precisa. 
Coloque o cliente no foco dos negócios a partir de agora com Followize. Fale com nossa equipe.

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